Entenda mais sobre a vistoria ao final da locação
A pintura de cada cômodo é avaliada pelo vistoriador parceiro através de uma lista de condições e registro de fotos para identificar eventuais problemas.
Na devolução do imóvel, o inquilino não é obrigado a entregar com pintura nova em todos os cômodos, exceto se houver diferença do que está registrado na vistoria de entrada.
Por questões sanitárias devido a pandemia de Covid-19, a partir de 2020, algumas locações passaram pelo processo de vistoria virtual. Nesse tipo de vistoria, o laudo foi gerado com base nas fotos do anúncio do imóvel. Em caso de divergências, proprietários e inquilinos poderiam enviar comentários e fotos comprobatórias para análise.
Na etapa de finalização do contrato dessas locações, o laudo da vistoria de saída será comparado ao laudo da vistoria virtual para apurar eventuais reparos que sejam de responsabilidade do inquilino.
Os reparos de pintura serão avaliados segundo os itens a seguir:
Bolhas/descascados/sinais de umidade
Presença de bolhas ou descascados, além de outros sinais que podem indicar umidade no local, como mofo e infiltrações.
Falhas no acabamento
Presença de falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso, que não foi lixada. Falhas na cor da parede, como furos tapados com uma cor diferente ou paredes desbotadas. Também podem ser falhas na realização da pintura, quando é possível identificar trechos mais claros e outros mais escuros, marcas de rolo de pintura e tinta escorrida.
Fissuras
Presença de fendas na parede ou teto, sejam elas fissuras, trincas ou rachaduras.
Furos/Avarias
Presença de furos, inclusive com pregos ou ganchos dentro, usados para pendurar quadros, prateleiras, entre outros. Também pode indicar a presença de trechos quebrados ou lascados.
Sinais de uso
Presença de marcas, manchas, riscos, sujidades. Geralmente são causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante. Também são comuns quando há uso frequente do local, como marcas próximas à maçaneta da porta ou marcas de calçado na parede da escrivaninha.
IMPORTANTE! Se o seu contrato de locação for a partir da versão 15, e forem deixados reparos pendentes no imóvel, o locador deve ser indenizado, conforme pendências indicadas no relatório comparativo dos laudos de vistoria de entrada e saída.