Saiba mais sobre reparos no final da locação
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
Ao final da locação, os inquilinos são responsáveis por entregar o imóvel pronto, ou seja nas mesmas condições da entrada, já desocupado e livre de objetos pessoais.
Faremos a vistoria de saída, o proprietário terá prazo contratual para indicar suas observações e o QuintoAndar fará a análise comparativa entre a vistoria de entrada e a vistoria de saída, e poderá identificar a necessidade de alguns reparos residuais e definir a responsabilidade de ajustes.
Na nossa avaliação dos reparos devidos e indevidos é considerado o tempo de locação, o histórico de reparos solicitados ao longo da mesma, a vida útil dos materiais e se havia o registro de danos na vistoria de entrada e outras avarias preexistentes.
Havendo necessidade de reparos, será solicitado o retorno dos inquilinos ao imóvel para a realização dos ajustes finais ou o pagamento das avarias ao proprietário.
E se o inquilino não realizar os reparos?
Na ausência de manifestação, negociação ou execução das avarias identificadas pelo especialista como devidas ao inquilino, faremos o acionamento da Proteção QuintoAndar e o proprietário contará com nosso apoio para receber o imóvel nas mesmas condições do início do contrato.
O inquilino ficará responsável pelo pagamento de um dos orçamentos (o de menor valor) que será pago ou executado + 40% de multa do valor conforme previsto contratualmente pela entrega do imóvel em condições diferentes da entrada.
Confira abaixo o que consideramos, atualmente, reparos devidos de cada parte:
Consulte também Quais são as condições da cobertura de danos da Proteção QuintoAndar?
Responsabilidade dos inquilinos
- Instalação de redes de proteção em janelas e sacadas
- Envidraçamento de sacadas e varandas
- Alteração na cor da pintura
- Instalação de papel de parede
- Instalação/troca de chuveiro por modelo diferente do original
- Adição de chuveirinho, ou ducha higiênica
- Instalação ou troca de box
- Instalação e/ou acréscimo de torneiras novas, diferentes das originais
- Instalação de filtro ou purificador de água
- Troca de modelo de tomadas e interruptores
- Alteração da voltagem de tomadas
- Troca/acréscimo de luminárias
- Troca/acréscimo de janelas e portas, ou maçanetas e fechaduras
- Instalação de acessórios de banheiro/cozinha, quando não presentes no início da locação (lixeiras, porta shampoo, porta toalhas, suportes, ganchos, etc.)
- Instalação de suportes de TV, prateleiras e painéis que envolvam furos nas paredes
- Instalação de chave tetra, trincos, olho mágico e fechaduras eletrônicas
- Troca/instalação de cortinas e persianas
- Troca/aquisição/instalação de eletrodomésticos (geladeiras, ar condicionado, fogão, aquecedores)
- Troca/instalação de piso
- Interfone com mau funcionamento
- Manchas e marcas moderadas e intensas de sujeira
- Tapetes, cortinas, persianas, sofás e demais estofados com rasgos, cortes, sinais moderados e intensos de sujeira, danos profundos e generalizados no estofamento
- Eletrodomésticos com mau funcionamento, danos aparentes (riscos, amassados e marcas) e marcas de sujeira
- Infestação de insetos (quando não provenientes dos móveis e estruturas de madeira do imóvel - cupins)
- Armários e gabinetes com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, prateleiras (com manchas, estufadas, soltas, sem fixação, ausente) e portas (desalinhadas, soltas)
- Móveis de madeira, MDF e fórmica com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, ou com furos, riscos profundos, manchas e descascados
- Ar condicionado e aquecedor com mau funcionamento, sem controle remoto, com marcas de sujeira, ou nos quais não foi realizada a manutenção preditiva.
- Maçanetas e fechaduras sem acabamento, soltas e mal fixadas, com dificuldade de abertura e fechamento (mau funcionamento da estrutura interna)
- Portas e janelas soltas, não instaladas, com dificuldade de abertura, quebradas, estufadas, com vidros faltantes ou trincados
- Luminárias soltas, desinstaladas, quebradas, com acabamento faltante, ou retiradas
- Tomadas e interruptores sem espelhos, com mau funcionamento, mal instalados, manchas de tinta ou sujidade
- Torneiras, filtros, chuveiros e registros com vazamento, retirados, com vedação insuficiente/faltante, desinstalados, ou retirados do imóvel
- Sifão e ralo com vazamento ou entupidos
- Pias e bancadas com fissuras, vazamento, vedação insuficiente, soltas ou caídas
- Box com marcas de sujidade, rejunte desgastado, vedação ineficiente, desalinhado, com porta fora do trilho e peças danificadas
- Vaso sanitário entupido, com assento retirado ou danificado, com vazamento, sem vedação, com bacia e caixa trincada/quebrada, com falhas no funcionamento da descarga/acionamento
- Rodapés descolados, estufados, com lascas, pontos quebrados e riscos profundos
- Pisos com marcas moderadas e profundas de sujidade, riscos profundos e generalizados, quebrados, tacos de madeira soltos e descolando
Responsabilidade dos proprietários
- Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca de registros gerais)
- Infiltrações que afetem piso, paredes e demais estruturas do imóvel
- Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
- Vazamento de gás
- Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
- Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
- Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
- Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
- Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água