Saiba mais sobre o pagamento das contas de consumo
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
Como as contas de consumo deverão estar na titularidade do inquilino, orientamos que os inquilinos solicitem o desligamento das contas de consumo, porque isso evita que novas faturas sejam geradas com o imóvel desocupado, encerra a ligação com o inquilino que está saindo e passa a titularidade para o solicitante da religação.
Mas eu prefiro que seja feita a troca de titularidade, o que eu faço?
Na tela de finalização de contrato do aplicativo, a parte proprietária poderá escolher se prefere que os serviços sejam desligados ou se prefere realizar a troca de titularidade. Essa escolha estará visível no aplicativo da parte inquilina. Além disso, para trocar de titularidade, as partes precisam estar de acordo, por isso, orientamos que seja negociado através do chat no aplicativo ou site QuintoAndar. Caso não consiga contato, poderá nos informar através dos nossos canais de atendimento.
Caso a parte proprietária opte por trocar a titularidade, essa troca deverá ser realizada em até 5 dias após a desocupação do imóvel. Caso não seja realizada, a parte inquilina poderá solicitar o encerramento dos serviços para que não sejam geradas novas contas em seu nome.
Lembrando que o desligamento ou a troca de titularidade devem ser solicitados diretamente às concessionárias responsáveis, não conseguimos efetuá-lo por aqui devido a Lei Geral de Proteção de Dados, mas para ajudar compartilhamos os principais contatos das concessionárias no final da página.
Importante: normalmente o desligamento só é efetivado se há quitação dos débitos e mesmo com o cancelamento, ainda é possível que apareça alguma cobrança do período residual (entre a última medição e o seu pedido de cancelamento das contas). Orientamos que faça o acompanhamento com as concessionárias.
E se alguma fatura de contas de consumo ficar pendente após conclusão do aluguel?
Primeiro é preciso verificar de quem é a responsabilidade do pagamento, com a fatura em mãos verifique o titular e o período de leitura.
A responsabilidade será determinada como do inquilino se o mesmo for o titular ou o período de leitura corresponda ao período locado. A responsabilidade será do proprietário se estiver em sua titularidade e não corresponder ao período de locação.
Se você recebeu e não era de sua responsabilidade, por favor, envie sua fatura para nós.
Caso tenha recebido a fatura e não tenha efetuado pagamento, contactaremos a parte responsável que terá 2 dias para apresentar o comprovante de pagamento.
Se o responsável não efetuar o pagamento não se manifestar, o QuintoAndar o cobrará em uma nova fatura e fará o pagamento do valor diretamente à concessionária.
Caso tenha recebido a fatura e efetuado pagamento, vai precisar enviar a fatura e o comprovante, entraremos em contato com a parte responsável que terá 2 dias para se manifestar.
Se o responsável pelo pagamento não o realizou ou não se manifestar, o QuintoAndar o cobrará em uma nova fatura e fará o reembolso à outra parte.
Importante lembrar que caso o inquilino tenha feito o pagamento de uma conta de responsabilidade do proprietário, dependerá da compensação bancária para receber o reembolso.
E se as contas de consumo estiverem embutidas no boleto de condomínio?
No modelo de contrato de locação do Quinto Andar, o inquilino paga o condomínio com base no mês de vencimento do boleto e não no mês de referência das cobranças indicadas no boleto. Com isso, em imóveis onde as contas de consumo são embutidas no boleto de condomínio, no final da locação o inquilino pagará o consumo dos serviços até o boleto de condomínio que vence no mês da finalização do contrato.
A partir do mês seguinte à finalização do contrato, o proprietário volta a ser responsável pelo pagamento do boleto do condomínio, bem como das contas de consumo incluídas nele.
Separamos os contatos das concessionárias aqui para te ajudar:
Energia
Online: Agência Virtual
Telefone: 0800 701 3001
Agências físicas: Pontos de atendimento Amazonas Energia
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Amazonas Energia para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via CEEE
Telefone: 0800 721 2333
Agências físicas: Pontos de atendimento CEEE
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria CEEE para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via CELPE
Telefone: Central de Relacionamento com Clientes | 116
Telefone: Deficiente auditivo ou de fala | 0800 701 01 55
Whatsapp: Whatsapp CELPE
Agências físicas: Pontos de atendimento CELPE
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria CELPE para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Cemig
Whatsapp: Mande um Oi para (31) 3506-1160
Telefone: Central de Relacionamento com Clientes | 116
Agências físicas: Pontos de atendimento Cemig
Na Agência Virtual CEMIG você tem acesso aos serviços da concessionária (troca de titularidade, religação e muito mais).
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Cemig para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Coelba
Telefone: Central de Relacionamento com Clientes | 116
Agências físicas: Pontos de atendimento Coelba
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Coelba para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via COPEL
Telefone: 0800 5100 116
Agências físicas: Pontos de atendimento COPEL
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria COPEL para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Religação CPFL
Telefone: 0800 010 1010
Agências físicas: Pontos de atendimento CPFL
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria CPFL para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via EDP
Telefone: 0800 721 0123
Agências físicas: Pontos de atendimento EDP
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria EDP para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via ENEL
Telefone: 0800 72 72 120
Agências físicas: Pontos de atendimento ENEL
Para atendimento, é necessário escolher para qual estado é sua solicitação. Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria ENEL para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Light
WhatsApp: Mande um Oi para (21) 9 9981-6059
Telefone: 0800 280 0120
Agências físicas: Pontos de atendimento Light
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Light para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Gás
Online: Segunda via BahiaGás
Telefone: 0800 071 9111
Agências físicas: Pontos de atendimento
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria BahiaGás para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Consigaz
WhatsApp: Mande um Oi para (11) 4197-9300
Telefone: (11) 4197-9300
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Consigaz para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Comgás
WhatsApp: Mande um Oi para (11) 3325-0197
Telefone: 08000 110 197
Agências físicas: Pontos de atendimento - Comgás
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Comgás para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Compagas
Telefone: 3004 3400
Agências físicas: Pontos de atendimento Compagas
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Compagas para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Gasmig
Telefone: (31) 3265-1000 ou 117
Agências físicas: Pontos de atendimento Gasmic
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Gasmig para que a concessionária te oriente sobre a situação.
E-mail: atendimento@igasonline.com.br
WhatsApp: Mande um Oi para (11) 11 9 9662-5525.
Telefone: (11) 4785-8585
Agências físicas: Pontos de atendimento I-Gás
Online: Segunda via I-Gás
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria I-Gás para que a concessionária te oriente sobre a situação.
E-mail: calmedicao@liquigas.com.br
Telefone: (11) 3004-3002
Agências físicas: Pontos de atendimento Liquigás
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Liquigás para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Naturgy
Telefone: 0800 7722 348
Agências físicas: Pontos de atendimento Naturgy
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Naturgy para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Ultragaz
Telefone: 4003 1616
Agências físicas: Pontos de atendimento
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Ultragaz para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Água
Online: Segunda via Águas de Niterói
WhatsApp: Mande um Oi para (21) 9 7211-8064
Telefone: 0800 723 1222
Agências físicas: Pontos de atendimento águas de Niterói
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Águas de Niterói para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via CEDAE
Telefone: 0800 2821 195
Agências físicas: Pontos de atendimento CEDAE
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria CEDAE para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via CAESB
WhatsApp: Mande um Oi para (61) 98480-5115
Telefone: 115
Agências físicas: Pontos de atendimento CAESB
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria CESB para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Compesa
Telefone: 0800 081 0195
Agências físicas: Pontos de atendimento Compesa
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Compesa para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Corsan
Telefone: 0800 646 6444
Agências físicas: Pontos de atendimento Corsan
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Corsan para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via Copasa
Telefone: 0800 0300 115 ou 115
Agências físicas: Pontos de atendimento Copasa
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Copasa para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via DAE
Telefone: (11) 2181-1800
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria através do e-mail comunicacao@saesascs.sp.gov.br para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via DAE Jundiaí
Telefone: 08000 133 155
Agências físicas: Pontos de atendimento DAE Jundiaí
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria DAE Jundiaí para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via EMBASA
WhatsApp: Mande um Oi para (71) 9 9717-0999
Telefone: 0800 0555 195
Agências físicas: Pontos de atendimento Embasa
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria Embasa para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via SAAE
WhatsApp: Mande um Oi para (15) 99850-3936
Telefone: (15) 3224-5800 ou 0800 7701 195
Agências físicas: Pontos de atendimento SAAE
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria SAAE para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via SABESP
Telefone: 0800 0 11 99 11
Agências físicas: Pontos de atendimento SABESP
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria SABESP para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via SANASA
Telefone: 0800 7721 195
Agências físicas: Pontos de atendimento SANASA
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria SANASA para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via SANEAGO
WhatsApp: Mande um Oi para (62) 3269-9115
Telefone: 0800 645 0115
Agências físicas: Pontos de atendimento SANEAGO
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria SANEAGO para que a concessionária te oriente sobre a situação.
Online: Segunda via SANEPAR
Telefone: 0800 200 0115
Agências físicas: Pontos de atendimento SANEPAR
Caso encontre alguma dificuldade, mesmo apresentando os documentos necessários, você pode entrar em contato com a Ouvidoria SANEPAR para que a concessionária te oriente sobre a situação.