Saiba mais sobre a formalização da locação com o QuintoAndar
O contrato de locação no QuintoAndar é assinado eletronicamente através da plataforma DocuSign e tem a mesma validade jurídica de um contrato assinado fisicamente, de forma tradicional, sendo inclusive mais seguro.
O prazo máximo para a assinatura é de 48 horas após o envio do contrato, para que você tenha tempo de ler tudo com calma. Caso o contrato não seja assinado no prazo estipulado, uma nova data de vigência, ou seja, de início da locação, deverá ser alinhada.
É importante enfatizar que quanto antes as partes assinarem melhor, pois a locação só está garantida quando todas as partes assinarem o contrato.
Mas como assino o contrato eletrônico?
A assinatura eletrônica é simples de ser feita, veja no tutorial abaixo:
Ao acessar esse e-mail, você deve clicar no botão “Revisar documento” e aceitar os termos da plataforma DocuSign. Em seguida, terá acesso ao contrato de locação e deverá seguir os passos abaixo para finalizar a assinatura.
1- Aceite os termos da assinatura eletrônica e clique em “Continue” ou "Continuar"
2 - Clique em "Start" ou "Iniciar" no canto superior esquerdo do contrato;
3 - Clique em “Initial” ou "Rubricar" em todos os lugares destacados no contrato (aqui basta clicar em “Adopt and Initial” ou "Adotar e rubricar" para cadastrar sua rubrica);
4 - Clique em “Sign” ou "Assinar" na última página do contrato;
5 - Clique em “Finish” ou "Concluir" no canto superior direito da tela.
Assinei errado, como posso alterar a minha assinatura?
Para alterar a assinatura do contrato, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Em sua conta do DocuSign, clique na imagem de Perfil e clique em "Minhas preferências".
- Escolha Assinaturas.
- Clique em Excluir para remover uma assinatura existente ou "+ Adicionar novo" para criar uma nova assinatura.
- Insira seu nome e rubrica exatamente como quer que apareça na sua assinatura e, em seguida, selecione uma das seguintes opções:
ESCOLHER - selecione qualquer um dos estilos de assinatura pré-formatados.
DESENHAR - crie um desenho à mão livre da sua assinatura e rubrica.
FAZER UPLOAD - faça upload dos seus próprios arquivos de imagem da assinatura e rubrica.
5. Quando tiver terminado, clique em "Criar" para aceitar a nova assinatura e estilo de rubrica.
Caso ainda tenha dúvidas saiba como alterar sua assinatura.
E quem deve assinar o contrato?
A assinatura do contrato é feita por quem está registrado na página de documentos como proprietário (locador) e como inquilino (locatário) do imóvel. Caso o proprietário tenha um procurador que o representa, ele pode realizar a assinatura do contrato.
Atenção: Moradores não assinam o contrato, apenas proprietários e inquilinos indicados no contrato.
Todos os proprietários e inquilinos do imóvel devem assinar o contrato e apenas após a assinatura de todos, o contrato fica ativo. Você pode consultar a situação da assinatura direto pelo seu aplicativo ou site.