Entenda como o proprietário pode solicitar reembolso de despesas condominiais.
Quando a locação é administrada pelo QuintoAndar, o inquilino é responsável pelo pagamento do aluguel e o boleto de condomínio. Entretanto, há casos em que o proprietário opta por fazer o pagamento do condomínio e, posteriormente, solicita o reembolso. Para fazer o pedido de reembolso como proprietário, basta realizar os seguintes passos:
- No aplicativo QuintoAndar, vá até a opção "Contratos" do menu;
- Clique em "Ver detalhes";
- Clique em "Condomínio" e depois em "Acessar reembolsos";
- Clique em "Pedir novo reembolso";
- Na tela seguinte, verifique todos os reembolsos com agendamentos ativos e pedidos em análise para que não seja aberta uma solicitação em duplicidade. Caso queira seguir com novo pedido, clique em "Pedir novo reembolso";
- Entenda as condições disponíveis para reembolso e clique em "Estou de acordo";
- Busque o nome da despesa no campo de busca ou procure dentro dos tipos de despesa que aparecem na tela;
- Valide se a despesa selecionada possui reembolso autorizado e clique em "Continuar";
- Preencha as informações solicitadas, incluindo uma imagem em anexo do boleto do condomínio que comprove a despesa a ser reembolsada;
- Revise o "Resumo da despesa" que aparecerá ao final da operação e clique em "Enviar pedido de reembolso".
Caso a despesa selecionada não seja reembolsável ao proprietário, aparecerá uma mensagem de alerta seguida do motivo da recusa. Confira aqui quais são as despesas de responsabilidade do proprietário e que não são reembolsáveis.
Prazos para o reembolso
Todos os pedidos de reembolso são analisados e, para que o reembolso seja incluído na próxima fatura, o pedido deve ser feito até o dia 15 do mês de vencimento do boleto de condomínio. Se o pedido for feito após essa data, o valor será incluído na fatura do mês seguinte.
O resultado da análise será enviado por e-mail em até 2 dias úteis após o pedido.
E se tiver uma despesa que aparece todos os meses?
Caso a mesma despesa apareça parcelada ou de forma recorrente no boleto do condomínio, os reembolsos dos meses seguintes serão programados automaticamente pelo QuintoAndar, então não será necessário fazer uma nova solicitação de reembolso todos os meses.
Caso as despesas programadas sofram alguma mudança, como cancelamento ou alteração de valor, ou apareça uma nova despesa, o proprietário precisará fazer um novo pedido de reembolso. Para evitar pedidos duplicados, confira se o reembolso que deseja pedir já está agendado para a próxima fatura.