O Cartório vai analisar toda a documentação para saber se está tudo certo e completo. Lembrando que eles têm responsabilidade jurídica sobre esse registro e, por isso, são bem criteriosos.
Caso na análise inicial o Cartório verifique algum documento pendente ou desatualizado, eles emitem o que chamam de Nota de Exigência, que é quando precisam de informações adicionais ou correções necessárias para cumprir os requisitos legais e permitir que o processo prossiga. Após a emissão da nota, as pendências devem ser resolvidas e a documentação deve ser reapresentada ao Cartório de Imóveis.
Ao ser concluído o registro na matrícula do imóvel, a matrícula fica disponível para retirada e, em alguns casos, o Cartório também disponibiliza a via física.
Se o seu processo for financiado ou em consórcio, quando a matrícula do imóvel estiver atualizada em nome da pessoa compradora, basta enviar a matrícula para a instituição financeira responsável para que o processo seja concluído.
Se o seu processo for À Vista, quando a matrícula do imóvel estiver atualizada em nome da pessoa compradora, basta retirar a sua cópia e guardar.
Ficou com alguma dúvida ou não entendeu alguma informação? Converse com a gente através do telefone: (011) 4007-2071 ou se preferir, entre em contato com o Executivo de Negociação.