Saiba mais sobre o processo de compra e venda de imóveis pelo QuintoAndar
A matrícula é um documento com folhas douradas onde logo no início irá ver o nome do cartório de registro de imóveis e o seu número no canto superior esquerdo. Abaixo um exemplo de matrícula do imóvel:
Caso tenha comprado o seu imóvel À Vista, você poderá localizar o número na Escritura de Compra e Venda, já se seu imóvel foi comprado através de Financiamento imobiliário ou por Consórcio, irá encontrar o número no Contrato de Compra e Venda que foi assinado com a instituição financeira. Em ambos documentos, existe a descrição do seu imóvel e no mesmo local consta o número da matrícula bem como o cartório de registro de imóveis responsável.
Em algumas situações você pode ter recebido seu imóvel através de algum processo judicial, você pode encontrar o número ou uma cópia anexa a esse processo, caso tenha uma cópia.
A matrícula do imóvel é um documento importante para identificação jurídica. É como se fosse a certidão de nascimento do imóvel, onde é apresentado o histórico completo de tudo que o imóvel em questão já teve de atualização. É na matrícula que estará formalizada a transferência de propriedade entre vendedores e compradores, quando esta alteração acontecer. Por essa razão, pedimos o número da matrícula do imóvel ao Vendedor, a fim de garantir que a venda seja transparente e segura, tanto para quem vende quanto para quem compra.
Para o proprietário atual do imóvel, a matrícula nos ajuda a saber com antecedência se existe alguma pendência que pode frustrar a negociação mais para frente. No histórico que irá apresentar aos envolvidos da negociação se há alguma pendência, dívida ou ação judicial recaindo no imóvel e com as pendências resolvidas, o imóvel fica mais atraente para possíveis compradores, que saberão que nenhuma surpresa vai aparecer durante o processo.
A verificação da matrícula é realizada no momento da confecção do Compromisso de Compra e Venda (CCV), quanto também na fase de elaboração do relatório da Diligência QuintoAndar.
Importante: há alguns imóveis mais antigos que não possuem matrícula mas uma transcrição. A transcrição é válida, mas pode surgir a necessidade de abertura da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis.
Não se preocupe, mesmo que tenha ficado com alguma dúvida ou não tenha entendido alguma informação você pode conversar com a gente através do telefone: (011) 4007-2071 ou se preferir, entre em contato com o Executivo de Negociação.