Dúvidas sobre assinatura de contrato? Nós te ajudamos!
A assinatura do contrato de financiamento é uma etapa extremamente importante e, sem ela, não é possível realizar o registro da compra no Cartório de Registro de Imóveis.
Embora as assinaturas eletrônicas tenham ganhado aceitação em muitas jurisdições e podem ser usadas em muitos tipos de contratos, ainda existem instituições financeiras que optaram por aceitar apenas assinaturas físicas no Contrato de Financiamento. A assinatura física deve ser realizada pela parte compradora e vendedora.
Em alguns casos, o banco envia o contrato pelos Correios para a parte compradora, e se for este o caso, a pessoa compradora é responsável por coletar as demais assinaturas. Porém, nem todas instituições financeiras possibilitam a assinatura do Contrato fora da agência.
Algumas razões para que a assinatura ocorra de forma física (tanto em agência quanto em casa) são:
- Prova de identidade: a assinatura física fornece uma prova tangível da identidade das partes envolvidas. Isso ajuda a garantir que as pessoas que estão assinando o contrato são realmente as partes autorizadas a fazê-lo.
- Redução de fraudes: documentos físicos são mais difíceis de falsificar do que documentos eletrônicos, e a presença de testemunhas ou notários públicos pode aumentar ainda mais a autenticidade das assinaturas.
- Garantia de consentimento: a assinatura física demonstra de maneira mais clara o consentimento das partes envolvidas no contrato. É mais difícil argumentar que alguém foi coagido ou enganado a assinar um documento físico do que um documento eletrônico, por exemplo.
Importante: em caso de dúvidas sobre como será disponibilizado o seu Contrato de Financiamento, entre em contato com o agente de financiamento da sua Instituição Financeira.
Ficou com dúvida ou não entendeu alguma informação? Você pode conversar com a gente através do telefone: (011) 4007-2071 ou se preferir, entre em contato com o Executivo de Negociação.