Dúvidas sobre compra de imóveis? Nós te ajudamos!
A amortização de um financiamento imobiliário é o processo de redução do saldo devedor do empréstimo, ou seja, o valor que você deve ao banco ou instituição financeira. A amortização pode ajudar a reduzir o montante total de juros que você pagará ao longo do prazo do empréstimo e, em última análise, encurtar o tempo necessário para quitar o seu financiamento. As maneiras mais comuns de amortizar um financiamento imobiliário são:
- Amortização no saldo devedor: nesta opção, você solicita um boleto no valor de interesse para a instituição financeira responsável pelo financiamento e, ao realizar o pagamento, o valor é abatido no saldo devedor total, mas o prazo de pagamento se mantém o mesmo.
- Amortização programada: alguns financiamentos permitem que você estabeleça um plano de amortização programada, onde você se compromete a fazer pagamentos extras em datas específicas ou com frequência regular, como anualmente ou semestralmente.
- Amortização no prazo: nesta opção, você solicita um boleto referente a parcela que pretende pagar de forma antecipada para a instituição financeira responsável pelo financiamento e, ao realizar o pagamento, o valor é abatido no prazo, porém, as parcelas faltantes não terão alteração.
- Uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço): se você estiver enquadrado nas regras estipuladas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e regras de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pode utilizar o saldo para abater o valor mensal ou parte das prestações.
Importante: as políticas, termos e opções de amortização variam de acordo com o banco ou instituição financeira responsável pelo financiamento. Antes de tomar qualquer decisão em relação à amortização, é aconselhável entrar em contato com seu banco ou credor para esclarecer as opções disponíveis e como elas afetarão seu financiamento. Lembre-se de que fazer amortizações extras pode acelerar a quitação do empréstimo e economizar dinheiro em juros a longo prazo, mas você deve considerar que sua situação financeira permita fazer esses pagamentos adicionais sem prejudicar suas finanças pessoais.