Saiba mais sobre o processo de compra e venda de imóveis com o QuintoAndar
Investir na compra de um imóvel é um passo importante e o que mais preocupa as pessoas são as taxas e impostos que incidem sobre as transações de compra e venda de imóveis. Por isso, ter um bom planejamento nesse momento é essencial tanto para o comprador quanto para o vendedor.
Aqui no QuintoAndar nós prezamos pela transparência. Assim, é muito importante esclarecer que a única cobrança que realizamos na negociação é a taxa que corresponde ao percentual de 6% referente ao valor final negociado e acordado no Compromisso de Compra e Venda (comissão de corretagem).
No entanto, ao longo do processo de compra e venda, a depender da forma de pagamento (financiado ou à vista, por exemplo), há valores a serem pagos ao Banco ou ao Cartório.
Nos casos em que há um financiamento bancário, cada instituição financeira efetua a cobrança da taxa de vistoria e por outro lado, há também emolumentos cartoriais (taxas de remuneração por serviços públicos), para confecção da Escritura Pública, para quem compra à vista.
Vale lembrar que, em todas as formas de pagamento, o Cartório de Registro de Imóveis também recolhe uma taxa para o Registro.
As cobranças são geradas diretamente por cada órgão, seja ele Banco ou Cartório, e o comprador paga diretamente, não havendo nenhum tipo de pagamento ao QuintoAndar.
E por se tratar de uma transação imobiliária, as Prefeituras cobram o chamado Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Esse tributo varia de acordo com cada município e deve ser pago dentro do prazo estabelecido pela própria administração pública local.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.