Saiba mais sobre o reajuste que ocorre anuamente no valor do aluguel
Numa ação pioneira no mercado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi adotado pelo QuintoAndar como o novo índice de reajuste de aluguel. Calculado pelo IBGE, o indicador considera o custo de vida de famílias de um a 40 salários mínimos. Em regiões metropolitanas brasileiras com habitação e outros itens como educação e transportes. É o índice usado pelo Banco Central para definir a meta de inflação.
O cálculo considera os índices dos últimos 12 meses, portanto, o valor de aluguel pode aumentar ou diminuir, assim como o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Entretanto, desde que o IPCA foi criado, em 1979, o acumulado de 12 meses do índice nunca foi negativo, ao contrário do IGP-M, que por diversas vezes foi negativo no agregado de um ano, a última vez em 2017.
Para evitar impactos negativos da alta volatilidade do IGP-M para inquilinos e proprietários, o QuintoAndar adotou o IPCA como padrão para seus novos contratos de aluguel, assinados a partir de 26/11/2020.
Posso negociar o valor do reajuste do meu aluguel?
O QuintoAndar incentiva o diálogo entre inquilino e proprietário do imóvel para que possam encontrar o melhor cenário para ambos. Basta acessar nosso aplicativo com sua conta de usuário e abrir um chat diretamente com o proprietário.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente