Responsabilidade dos inquilinos:
Limpezas, manutenções preventivas e preditivas, instalação ou troca de itens que são facilmente substituídos e/ou podem ser retirados ao término do contrato:
- Troca de lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias
- Troca de miolos de fechadura
- Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros
- Instalação/substituição de assentos sanitários
- Dedetização em caráter preventivo ou corretivo
- Manutenções preditivas de ar condicionado e aquecedores (troca de pilhas, filtros, mangueiras, flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, etc.)
Manutenções de itens de uso contínuo e reparos de problemas ocasionados pelo desgaste natural dos componentes do imóvel:
- Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas
- Vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários
- Ralos, vasos sanitários, pias e tanques entupidos
- Mau funcionamento e vedação ineficiente de box
- Manutenção de falha no rejunte de pisos e azulejos
- Mau funcionamento de tomadas, interruptores, pontos de luz
- Manutenção de eletrodomésticos
- Manutenção de móveis com a funcionalidade comprometida
- Mau funcionamento de cortinas e persianas
- Mau funcionamento de portões externos
- Manutenção de cortinas de vidro
Quer saber como fazer uma boa manutenção do imóvel e reduzir as chances de ter problemas ao longo da locação? Veja aqui algumas dicas.
Responsabilidade dos proprietários:
Problemas provenientes da estrutura e instalações internas que afetam a habitabilidade e/ou colocam em risco a integridade do imóvel e dos moradores:
- Infiltrações
- Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca completa de registros gerais ou válvulas)
- Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
- Vazamentos de gás
- Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
- Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
- Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
- Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
- Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Benfeitorias que podem ser negociadas com os proprietários:
Melhorias que agregam valor, usabilidade ou segurança ao imóvel:
- Envidraçamento de sacada
- Troca de piso
- Instalação de redes de proteção
- Pintura
- Chaves de portas internas e instalação de chave tetra
- Instalação de móveis
- Troca do modelo e voltagem de tomadas
- Reforço elétrico para maior suporte de equipamentos e adequação de normas vigentes
- Instalação de ar condicionado
- Instalação de pressurizador para maior vazão hidráulica
- Desobstrução de conduítes para instalação de TV e internet
Nós desejamos que o inquilino se sinta em casa durante o período de locação, e sabemos que muitos tem a intenção de realizar algumas modificações no imóvel para viverem com mais conforto.
Porém é importante lembrar que qualquer benfeitoria, mesmo que necessária ou útil, deve ser autorizada pelos proprietários, e caso contrário os inquilinos devem restabelecer o estado original do imóvel ao término da locação.
Precisa comunicar o QuintoAndar sobre um reparo ou negociar uma melhoria no imóvel? Envie uma mensagem pra gente aqui: quin.to/reparos.
E se você precisa de uma indicação de prestador de serviço, conhecemos empresas que podem te ajudar! Confira aqui: quin.to/prestadores-parceiros.