Responsabilidade dos inquilinos:
Limpezas, manutenções preventivas e preditivas, instalação ou troca de itens que são facilmente substituídos e/ou podem ser retirados ao término do contrato:
- Troca de lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias
- Troca de miolos de fechadura
- Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros
- Instalação/substituição de assentos sanitários
- Dedetização em caráter preventivo
- Manutenções preditivas de ar condicionado e aquecedores (troca de pilhas, filtros, mangueiras, flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, etc.)
Responsabilidade dos proprietários:
Entendemos que alguns problemas só são identificados com o uso diário do imóvel. Às vezes, um equipamento estava em funcionamento, mas já na iminência de falhar. Por isso, adotamos 40 dias como um prazo razoável para que vícios anteriores à locação se manifestem.
Vícios ocultos que dependem do fornecimento de água, gás e energia para serem notados, e reparos de componentes que já estavam desgastados, na iminência de apresentar problemas e que afetam a usabilidade do imóvel:
- Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas
- Vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários
- Ralos, vasos sanitários, pias e tanques entupidos
- Mau funcionamento e vedação ineficiente de box
- Manutenção do rejunte de pisos e azulejos
- Mau funcionamento de tomadas, interruptores e pontos de luz
- Manutenção de eletrodomésticos
- Mau funcionamento de portões externos
O que é importante checar no imóvel após receber a vistoria? Veja aqui.
Problemas provenientes da estrutura e instalações internas que afetam a habitabilidade e/ou colocam em risco a integridade do imóvel e dos moradores:
- Infiltrações
- Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca completa de registros gerais ou válvulas)
- Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
- Vazamentos de gás
- Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
- Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
- Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
- Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
- Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Quer saber como fazer uma boa manutenção do imóvel e reduzir as chances de ter problemas ao longo da locação? Veja aqui algumas dicas.
Vícios não ocultos que podem ser negociados com os proprietários:
Desde que as situações pudessem ter sido notadas e discutidas após a visita ou tenham sido relatadas na vistoria de entrada, tratam-se de problemas estéticos ou funcionais que não comprometem a usabilidade do imóvel:
- Mau funcionamento de portas, maçanetas e janelas
- Instalação ou troca de espelhos de tomadas e interruptores
- Substituição de vidros trincados
- Fixação de rodapés
- Mau funcionamento de cortinas e persianas
- Manutenção de móveis com a funcionalidade comprometida
- Manutenção de cortinas de vidro
- Problemas em jardins e áreas externas
Benfeitorias que podem ser negociadas com os proprietários:
Melhorias que agregam valor, usabilidade ou segurança ao imóvel:
- Envidraçamento de sacada
- Troca de piso
- Instalação de redes de proteção
- Pintura
- Chaves de portas internas e instalação de chave tetra
- Instalação de móveis
- Troca do modelo e voltagem de tomadas
- Reforço elétrico para maior suporte de equipamentos e adequação de normas vigentes
- Dedetização para combater foco existente
- Instalação de ar condicionado
- Instalação de pressurizador para maior vazão hidráulica
- Desobstrução de conduítes para instalação de TV e internet
Nós desejamos que o inquilino se sinta em casa durante o período de locação, e sabemos que muitos tem a intenção de realizar algumas modificações no imóvel para viverem com mais conforto.
Porém é importante lembrar que qualquer benfeitoria, mesmo que necessária ou útil, deve ser autorizada pelos proprietários, e caso contrário os inquilinos devem restabelecer o estado original do imóvel ao término da locação.
Precisa comunicar o QuintoAndar sobre um reparo ou negociar uma melhoria no imóvel? Envie uma mensagem pra gente aqui: quin.to/reparos.
E se você precisa de uma indicação de prestador de serviço, conhecemos empresas que podem te ajudar! Confira aqui: quin.to/prestadores-parceiros.