Conheça a política de responsabilidade de reparos do QuintoAndar
Sabemos que durante a locação os imóveis podem apresentar problemas que necessitam de reparos. Neste artigo nós apresentamos as responsabilidades de cada parte (proprietários e inquilinos) durante os primeiros 40 dias de vigência do contrato.
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
Responsabilidade dos inquilinos:
Limpezas, manutenções preventivas e preditivas, instalação ou troca de itens que são facilmente substituídos e/ou podem ser retirados ao término do contrato:
- Troca de lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias
- Troca de miolos de fechadura
- Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros
- Instalação/substituição de assentos sanitários
- Dedetização em caráter preventivo
- Manutenções preditivas de ar condicionado e aquecedores (troca de pilhas, filtros, mangueiras, flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, etc.)
Responsabilidade dos proprietários:
Entendemos que alguns problemas só são identificados com o uso diário do imóvel. Às vezes, um equipamento estava em funcionamento, mas já na iminência de falhar. Por isso, adotamos 40 dias como um prazo razoável para que vícios anteriores à locação se manifestem.
Vícios ocultos que dependem do fornecimento de água, gás e energia para serem notados, e reparos de componentes que já estavam desgastados, na iminência de apresentar problemas e que afetam a usabilidade do imóvel:
- Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas
- Vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários
- Ralos, vasos sanitários, pias e tanques entupidos
- Mau funcionamento e vedação ineficiente de box
- Manutenção do rejunte de pisos e azulejos
- Mau funcionamento de tomadas, interruptores e pontos de luz
- Manutenção de eletrodomésticos
- Mau funcionamento de portões externos
- Manutenção de cortinas de vidro
O que é importante checar no imóvel após receber a vistoria? Veja aqui.
Problemas provenientes da estrutura e instalações internas que afetam a habitabilidade e/ou colocam em risco a integridade do imóvel e dos moradores:
- Infiltrações
- Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca completa de registros gerais ou válvulas)
- Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
- Vazamentos de gás
- Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
- Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
- Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
- Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
- Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Quer saber como fazer uma boa manutenção do imóvel e reduzir as chances de ter problemas ao longo da locação? Veja aqui algumas dicas.
Vícios não ocultos que podem ser negociados com os proprietários:
Desde que as situações pudessem ter sido notadas e discutidas após a visita ou tenham sido relatadas na vistoria de entrada, tratam-se de problemas estéticos ou funcionais que não comprometem a usabilidade do imóvel:
- Mau funcionamento de portas, maçanetas e janelas
- Instalação ou troca de espelhos de tomadas e interruptores
- Substituição de vidros trincados
- Fixação de rodapés
- Mau funcionamento de cortinas e persianas
- Manutenção de móveis com a funcionalidade comprometida
- Problemas em jardins e áreas externas
Benfeitorias que podem ser negociadas com os proprietários:
Melhorias que agregam valor, usabilidade ou segurança ao imóvel:
- Envidraçamento de sacada
- Troca de piso
- Instalação de redes de proteção
- Pintura
- Chaves de portas internas e instalação de chave tetra
- Instalação de móveis
- Troca do modelo e voltagem de tomadas
- Reforço elétrico para maior suporte de equipamentos e adequação de normas vigentes
- Dedetização para combater foco existente
- Instalação de ar condicionado
- Instalação de pressurizador para maior vazão hidráulica
- Desobstrução de conduítes para instalação de TV e internet
Nós desejamos que o inquilino se sinta em casa durante o período de locação e sabemos que muitos tem a intenção de realizar algumas modificações no imóvel para viverem com mais conforto.
Porém, é importante lembrar que qualquer benfeitoria, mesmo que necessária ou útil, deve ser autorizada pelos proprietários e, caso isso não seja feito, os inquilinos devem restabelecer o estado original do imóvel ao término da locação.
Precisa comunicar o QuintoAndar sobre um reparo ou negociar uma melhoria no imóvel? Entre em contato em nossos canais de atendimento para que possamos te ajudar. Se preferir, você também pode conversar diretamente com o proprietário do imóvel através do chat disponibilizado na área "Contrato e Boletos", no site ou app do QuintoAndar.
E se você precisa de uma indicação de prestador de serviço, conhecemos empresas que podem te ajudar! Confira aqui: quin.to/prestadores-parceiros.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.