Saiba mais sobre o processo de compra e venda de imóveis.
A Vistoria é uma etapa onde acontece a avaliação do imóvel para confirmar se o imóvel atende os requisitos de financiamento. Essa etapa também pode ser exigida pela instituição financeira nos casos de compra por Consórcio ou à vista com o uso do FGTS. Cada instituição financeira estipula a forma de execução da Vistoria, podendo ser presencial ou remota.
No caso de Vistoria presencial, o responsável ou pessoa indicada pelo proprietário, recebe o contato da instituição financeira para o agendamento e acompanhamento da visita do engenheiro avaliador no imóvel.
Para a Vistoria remota, o engenheiro realiza a análise do imóvel com base nas informações que a instituição financeira e a Prefeitura possuem no banco de dados (informações estruturais, entre outras), não sendo necessário agendamento e disponibilidade física para ir ao local.
A instituição financeira determina a forma que será executada a avaliação do imóvel, não sendo passível de escolha do cliente ou da correspondente bancária (empresa que realiza serviços bancários em nome de uma instituição financeira), por isso, nem sempre você terá acesso a essa informação.
É por meio do laudo da Vistoria que são descritas as condições físicas e estruturais do imóvel, além do valor de mercado indicado pelo engenheiro avaliador.
Se o valor do imóvel não for igual ou maior do que o valor de financiamento, ou valor da carta de consórcio ou ainda o valor de resgate do FGTS, é definido como laudo não aprovado pela instituição financeira. Isso pode afetar o processo de obtenção do valor para comprar o imóvel, seja por financiamento, consórcio ou pagamento à vista com o uso do FGTS, pois o banco pode recusar ou mudar as condições do empréstimo.
Para a realização da avaliação do imóvel os bancos cobram uma taxa de vistoria. O valor da taxa pode variar entre os bancos, mas são sempre desembolsados pelo comprador.
Quer saber mais sobre este tema? Confira aqui nosso guia completo!