Dúvidas sobre compra e venda de imóveis? Nós te ajudamos!
Para comprar um imóvel com segurança, é preciso checar vários documentos que indiquem a situação civil, financeira e judicial do vendedor e do imóvel.
Para o vendedor, normalmente é solicitado cópias de CPF e RG, certidões de nascimento ou casamento, e certidões judiciais, nas esferas municipal, estadual e federal, para analisar se o proprietário está atrelado em algum processo em andamento
Os documentos do imóvel envolvem a Matrícula do Imóvel (que pode ser retirada no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado), certidão de quitação fiscal do IPTU e declaração de quitação de obrigações condominiais.
Para o comprador, a documentação exigida está relacionada a aprovação do financiamento imobiliário e, se for o caso, autorização para uso do FGTS.
Mas fique atento, outros documentos podem ser exigidos para completar e ratificar as informações necessárias.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.