Dúvidas sobre compra de imóveis? Nós te ajudamos!
Se o imóvel foi adquirido anteriormente através de um financiamento, ele precisa ser quitado com o banco detentor da dívida, vamos te explicar como funciona.
Quando um imóvel é comprado por meio de financiamento ou de forma parcelada, ele fica “alienado” ao banco, como garantia pelo pagamento dessa dívida. Portanto, quem está comprando, tem a posse direta do imóvel e o direito de uso e, ao mesmo tempo, o credor (banco) tem uma posse indireta do bem.
Não é permitido por lei manter um imóvel financiado em dois bancos ao mesmo tempo. Por isso, juntamente com a etapa de análise jurídica do banco, onde são avaliados os documentos do imóvel, dos vendedores e compradores. Nesta etapa, o banco que a pessoa compradora escolheu seguir com o financiamento, irá solicitar o boleto e demais documentos necessários para quitar as parcelas restantes ao banco cedente, ou seja, ao banco da parte vendedora e responsável pelo financiamento anterior. Esse processo é comum e conhecido como alienação fiduciária (ou interveniente quitante).
Importante: Para garantir segurança e transparência na negociação, elaboramos o Compromisso de Compra e Venda (CCV) onde são consolidadas as cláusulas pertinentes ao acordado entre as partes envolvidas no processo. Desta forma, poderão ser negociadas a quitação da alienação fiduciária de outra forma, de acordo com a negociação realizada entre as partes.