Dúvidas sobre compra de imóveis? Nós te ajudamos!
O primeiro passo na compra financiada é buscar a aprovação do crédito junto ao banco de sua preferência. Ao crédito bancário você ainda deve somar o valor do sinal e de entrada, que podem ser abatidos com seus recursos de FGTS.
Além dos valores do imóvel, é importante ressaltar os passos de um financiamento:
Documentação: todos os bancos pedem alguns documentos para seguir com a contratação do financiamento imobiliário, tanto do comprador quanto do vendedor, e também do imóvel.
Esses documentos serão usados na análise jurídica que a instituição financeira faz e, depois, para transferir a propriedade do imóvel para o novo comprador.
Avaliação do imóvel: o banco avalia as condições do imóvel para checar se ele pode ser financiado. Essa avaliação é feita por empresas de engenharia especializadas, com laudo de um perito.
Solicitação de saldo do Interveniente Quitante: quando o imóvel já está financiado, é possível repassar o financiamento para outra instituição. Neste caso, o banco atual solicita o saldo devedor de quitação para o banco anterior. Quer saber mais sobre o Interveniente Quitante? Acesse artigo específico sobre o tema.
Confirmação de Valores: O especialista responsável pelo processo realizará uma conferência de valores e dados do financiamento junto com você, a partir da minuta emitida pelo banco, evitando assim que o contrato seja formalizado com informações incorretas.
Assinatura e registro do contrato: após análise da documentação, o banco emite um contrato de financiamento para ser assinado pelo comprador e pelo vendedor. Nesta etapa é emitida a guia do ITBI para pagamento. O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis cobrado pela Prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel e deve ser pago pelo Comprador dentro do prazo informado pela Prefeitura. O atraso no pagamento gera multa e encargos. Após as assinaturas, é necessário levar esse contrato para o Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel. Nós intermediamos a logística para assinatura dos contratos e o envio ao Cartório.
Importante: o comprador pode contratar dois financiamentos ao mesmo tempo, desde que seja comprovada sua capacidade financeira. Mas, nessa situação, não é possível utilizar o FGTS ao adquirir o segundo imóvel.
Fique atento: Se você é de Campinas, depois da assinatura do CCV e aceite da análise das documentações (diligência), iremos te indicar nossos parceiros que irão te auxiliar da melhor forma nas etapas finais do processo de compra e venda. E nosso time estará disponível para tirar qualquer dúvida que tenha até a finalização do processo no Cartório.
Caso já tenha se interessado por um imóvel por aqui, nós possuímos especialistas e parceiros que te ajudarão em todas as fases do processo, desde a aprovação de crédito até o registro no cartório.
Por isso, para mais informações, você pode enviar um e-mail para compraevenda@quintoandar.com.br ou ligar para (11) 4020-1955.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.