Dúvidas sobre compra e venda de imóveis? Nós te ajudamos!
Para vender um imóvel nós vamos precisar dos seguintes documentos pessoais:
I. Documento de identidade de que conste o CPF;
II. Certidão de Estado Civil (para pessoas solteiras, será a Certidão de Nascimento, se casado após 1977, a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial);
III. Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;
IV. Número da Matrícula e Número do Cartório de Registro do imóvel.
Esses documentos são importantes pois comprovam a situação civil do vendedor e a regularidade do imóvel.
Contudo, a Instituição Financeira (no caso de compra financiada) ou o Cartório de Notas da sua região (no caso de compra e venda à vista) podem solicitar outros documentos durante o processo.
Em relação ao imóvel, também será necessário:
I. Declaração de quitação de débitos condominiais, assinada pelo síndico, no caso do imóvel ser um apartamento;
II. Ata de eleição do síndico;
III. Capa do IPTU com código de contribuinte, caso não conste da matrícula.
Se o vendedor possuir alguma empresa em seu nome ou, ainda, tiver participação como sócio, será necessário apresentar também:
I. Cartão CNPJ;
II. Cópia do Estatuto ou Contrato Social;
III. Papéis com alterações contratuais ou estatutárias;
IV. Carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato do negócio.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.