Chegou a hora de atualizar o IPTU? Conheça o processo QuintoAndar
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
É bem fácil, rápido e você faz tudo online pelo aplicativo. Você só precisa ter o carnê do IPTU deste ano (em mãos ou digital). Caso não saiba como obter o carnê do IPTU, este artigo pode te ajudar.
Para atualizar o seu IPTU, clique aqui e siga o passo a passo até o final.
Importante: Este serviço é apenas para contratos assinados a partir de 31/01/2018. Para saber as regras de contratos assinados antes dessa data, clique aqui.
Entrei no site (ou aplicativo) para atualizar o meu IPTU, mas meu imóvel não foi localizado. O que eu faço?
Certifique-se de que você está utilizando os dados cadastrais de contrato (mesmo telefone/e-mail). Vale também checar se você está logado na sua conta de proprietário (caso você também tenha uma conta de inquilino).
Qual o passo a passo do aplicativo?
Confira abaixo, como atualizar os valores do IPTU via aplicativo QuintoAndar.
- Acesse a área "Contratos" no menu do aplicativo;
- Clique em "Atualizar IPTU";
- Selecione o imóvel a ser atualizado. Se você tiver mais de um imóvel, o aplicativo mostrará quais imóveis estão pendentes para atualização;
- Responda as perguntas sobre pagamentos e insira o novo valor de IPTU (sem descontos);
- Anexe uma imagem do carnê ou boleto que mostre o valor do IPTU;
- Na tela de finalização, o aplicativo apresentará um resumo da atualização e se estiver tudo correto, basta clicar em "Salvar atualização de IPTU".
Sou isento do IPTU. Também devo registrar essa informação pelo aplicativo?
Mesmo o imóvel sendo isento da cobrança de IPTU, o proprietário precisa registrar o valor como "zero" pelo aplicativo QuintoAndar.
Sou proprietário e esqueci de atualizar o meu IPTU no prazo. Posso ajustá-lo agora?
Sim, você pode atualizar após o dia 16/03*, mas não faremos a cobrança retroativa de valores antigos do inquilino, ou seja, será cobrado o valor novo apenas a partir da atualização.
Será feita a atualização e o inquilino será cobrado com o valor corrigido apenas a partir do próximo fechamento de sua fatura. Assim, o proprietário receberá apenas no mês subsequente ao pagamento da fatura pelo inquilino, com o IPTU atualizado.
*Exceto para imóveis localizados em Brasília. Nesse caso, os proprietários poderão atualizar até 16/06
Atualizei o valor do IPTU errado, e agora?
Você pode corrigir os valores pelo aplicativo ou site do Quintoandar. Se você fez a atualização do IPTU no começo do mês, ainda é possível corrigir até o dia 15 do mesmo mês e receber os valores atualizados na fatura seguinte. Caso tenha atualizado após o dia 15, você tem até a primeira quinzena do mês seguinte para corrigir os valores do IPTU e receberá o repasse do valor atualizado a partir do mês posterior.
Caso não consiga fazer a correção pelo aplicativo, entre em contato com nosso atendimento pelo WhatsApp: 11 4020-1955.
Para entender mais sobre regras de IPTU, clique aqui.