O Chuveiro elétrico é o eletrodoméstico mais utilizado para aquecer a água do banho. Aqui você encontra algumas dicas na hora de escolher o modelo mais adequado para seu imóvel ou como agir quando houver um problema.
Escolhendo um chuveiro ideal
Se o imóvel não tiver um chuveiro ou se você preferir trocar o atual, você deve verificar se o novo aparelho está de acordo com o que a rede elétrica do apartamento suporta.
Nos modelos atuais você encontra as especificações no próprio utensílio. Entenda melhor o que são essas especificações:
- 127V ~ (Tensão / Voltagem da rede do imóvel)
- 4600W (Potência que o chuveiro consome)
- 40A (Carga do disjuntor)
- 6mm² (Bitola / Grossura da fiação que a rede do imóvel deve ter)
Muitas vezes o zelador consegue ajudar a verificar qual o disjuntor e a fiação que o imóvel tem, para ajudá-lo na seleção do modelo do chuveiro. Se necessário, você pode também pedir a ajuda de um profissional. Aqui você encontra recomendações de prestadores.
Meu chuveiro parou de funcionar, e agora?
Mesmo quando os chuveiros estão adequados à rede elétrica, pode acontecer do aparelho parar de funcionar. A primeira ação que o inquilino deve tomar é trocar a resistência do chuveiro.
Essa é uma manutenção simples e as resistências avulsas podem ser encontradas em casas de construção ou até hipermercados, dependendo do modelo. Vale contatar o zelador para verificar se ele consegue ajudá-lo no serviço.
Para realizar a manutenção, lembre-se sempre de manter o disjuntor do chuveiro desligado até a finalização do serviço, evitando acidentes! Após realizar a manutenção, deixe a água correr antes de rearmar o disjuntor para que a nova resistência não queime.
Se mesmo com a troca da resistência o problema persistir, recomendamos chamar um profissional para avaliar o que pode ter ocorrido. Se for detectado um problema na estrutura do apartamento (fiação / disjuntor), basta nos encaminhar o orçamento e laudo por aqui para te darmos o suporte necessário!
Sentiu cheiro de queimado ou disjuntor está desarmando?
Caso o chuveiro tiver potência maior do que a rede elétrica aguente, é comum sentir odor de plástico queimado ou o disjuntor desarmar. Esse é um alerta de que o aparelho não é adequado para a rede de seu imóvel!
Nesses casos, recomendamos a troca por um chuveiro de menor potência, que seja adequado para os disjuntores / fiação da residência.
Se o problema persistir mesmo com um chuveiro adequado, solicite um orçamento a um eletricista para avaliar se há algum problema na fiação / disjuntor e nos encaminhe as informações por aqui para podermos te ajudar rapidamente!
Meu chuveiro está funcionando mas gostaria de um banho ainda mais quentinho. O que posso fazer?
Para instalar um chuveiro de potência maior, é necessária a troca da fiação e/ou do disjuntor. Essa é uma benfeitoria que pode ser negociada com o proprietário.
Basta providenciar os orçamentos para o serviço e nos enviar as informações. Vamos ver se ele autoriza o serviço e se consegue arcar ou contribuir com os custos dessa melhoria! :)