Saiba mais sobre a rescisão do contrato
O aluguel será cobrado enquanto o inquilino permanecer no imóvel. No último mês de permanência do inquilino, será cobrado o aluguel proporcional aos dias até a data de saída, quando o contrato é finalizado.
Pode haver diferenças das condições de cobrança entre as versões dos contratos de aluguel. Por isso, verifique o que está registrado no seu contrato para ter mais informações.
O pagamento do último aluguel dependerá da versão do seu contrato. Você encontra essa informação no canto superior direito da página do contrato:
Se o seu contrato se iniciou antes de 4 de junho de 2018: O último aluguel pago será o do mês seguinte à rescisão, pois o modelo de pagamento do seu contrato é atrasado, ou seja, os valores são referentes ao mês anterior.
Por exemplo, se o inquilino deixar o imóvel dia 30 de janeiro, ainda deverá o pagamento de fevereiro (correspondente aos 30 dias vividos no mês anterior). E este, será recebido pelo proprietário no mês de março.
Se o seu contrato se iniciou após 4 de junho de 2018: O último aluguel pago será o do mês da rescisão, pois o modelo de pagamento do seu contrato é do mês vigente, ou seja, os valores pagos são correspondentes ao mesmo mês do vencimento.
Por exemplo, se o inquilino deixar o imóvel dia 30 de janeiro, já terá pago o último aluguel no vencimento 07/01 e o proprietário o receberá em Fevereiro.
Importante lembrar que a data de vencimento e repasse não sofrem alterações.
Mas mesmo se o inquilino sair em data proporcional paga o valor cheio?
Sim, por questões de segurança caso a data da rescisão seja alterada por algum motivo. Porém os dias pagos a mais serão reembolsados ao inquilino das seguintes maneiras:
- Como um desconto no valor da multa (se houver), a ser pago no mês seguinte de sua saída;
- Ou, em caso de não existir multa rescisória, por depósito bancário. Neste caso, por volta do dia 15 do mês seguinte à rescisão, iremos enviar um formulário, pelo aplicativo, para preenchimento dos dados bancários até as 16h de quinta-feira para receber na segunda-feira seguinte. Caso preencha posteriormente às 16h da quinta-feira, o pagamento acontecerá na 2ª segunda-feira subsequente.
O reembolso abrange o pagamento de aluguel, encargos locatícios e condomínio. Haverá uma fatura no aplicativo onde inquilino e proprietário poderão verificar o reembolso/desconto e valores competentes ao pagamento.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.