Saiba mais sobre a Declaração do Imposto de Renda durante a locação no QuintoAndar
O Informe de Rendimentos é uma cópia da DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) enviada pelo QuintoAndar à Receita Federal, que contém os rendimentos de aluguel do ano anterior ao vigente. Saiba como conseguir os Informes de rendimentos dos outros anos.
Nossos informes de rendimentos contém o valor de aluguel bruto (primeira coluna) e as nossas taxas de serviço - administração e corretagem - (segunda coluna).
Nós não consideramos no cálculo da declaração as despesas condominiais, desconto de reparos e o IPTU. O IPTU não é rendimento, é um valor pago pelo inquilino e reembolsado ao proprietário para realizar o pagamento do imposto diretamente à prefeitura.
Referência
De acordo com a Receita Federal, a obrigação de pagar o imposto da renda dos aluguéis surge na data em que o inquilino realiza o pagamento do aluguel, independentemente da data em que o valor é repassado ao proprietário.
Receita Federal na Seção VI:
§2º Quando o aluguel for recebido por meio de imobiliárias, por procurador ou por qualquer outra pessoa designada pelo locador, será considerada como data de recebimento aquela em que o locatário efetuou o pagamento, independentemente de quando tenha havido o repasse para o beneficiário.
(http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=57670#1459012)
Por essa razão, o informe de rendimentos é emitido com referência ao pagamento do inquilino e não ao repasse do proprietário (que ocorre no mês seguinte).
Para informações sobre o preenchimento da declaração, entre em contato com o seu contador para que ele te auxilie nesta etapa. Nós não temos regularizada a atividade (CNAE) de consultoria tributária ou contábil, portanto, por razões legais e de segurança, não informamos sobre questões técnicas contábeis.