Existem dois tipos mais comuns de descarga: as de parede e as com caixa acoplada. Veja abaixo quais problemas podem ocorrer com a utilização diária de cada uma delas, indicando que precisam de algum cuidado.
Válvula Hydra
São aquelas que estão diretamente instaladas na parede. Ao utilizá-la, alguns elementos são desgastados e com o tempo precisarão de manutenção ou troca. Os problemas mais comuns que esse modelo apresenta são:
- Vazamento ao acioná-la;
- Vazamento contínuo na válvula, mesmo quando não acionada;
- Vazamento contínuo dentro do vaso (descarga não interrompe a vazão de água);
- Acionamento liberando menos fluxo de água ou uma quantidade em excesso.
As soluções mais comuns para esses problemas são:
- Regulagem da descarga;
- Troca do reparo da descarga (peça que regula a saída de água);
- Troca de anéis/elementos de vedação.
Caixa acoplada
O acionamento da descarga é feito através de um mecanismo, o qual fica dentro de uma caixa cerâmica acoplada à bacia sanitária. Da mesma forma que a válvula hydra, o acionamento diário desgasta alguns elementos desse mecanismo, que pode ser facilmente substituído.
Alguns problemas que podem ajudá-lo a identificar a necessidade de manutenção:
- Descarga sem funcionamento;
- Pouco fluxo de água;
- Vazamento no flexível (cano que liga a caixa acoplada à parede).
O conserto pode envolver procedimentos como:
- Regulagem do mecanismo/kit da caixa acoplada;
- Troca do mecanismo/kit, das peças de vedação ou do flexível.
Por se tratar de um reparo simples, é possível que o zelador do prédio consiga ajudar. Caso ele não consiga e você precise de suporte, confira aqui nossas indicações de profissionais especializados.
Se após a avaliação de um profissional for constatado um problema mais grave, que exija a quebra da parede, por exemplo, entre em contato com a gente através deste link para te auxiliarmos. Se preferir, você também pode conversar diretamente com o proprietário do imóvel através do chat disponibilizado na área "Contrato e Boletos", no site ou app do QuintoAndar.
Ao longo do contrato, o conserto da descarga é uma responsabilidade do inquilino, que deve garantir a preservação do imóvel e evitar danos maiores, os quais podem ser gerados pela falta de manutenção.