Há alguma despesa de responsabilidade do proprietário no seu boleto de condomínio? Veja aqui como solicitar o reembolso
No QuintoAndar, o inquilino é responsável por pagar o aluguel e o boleto de condomínio, sendo o que o pagamento do boleto do condomínio deve ser feito diretamente apenas a partir do segundo mês da locação. Sabemos que no boleto de condomínio podem aparecer despesas de responsabilidade do proprietário. Quando isso acontecer, é só pedir o reembolso pelo aplicativo/site.
Como fazer o pedido?
Siga os passos:
1. Acesse a área "Contrato e Boletos", em seu aplicativo ou site e em seguida clique em “Ver aluguel”;
2. No campo de Reembolsos, clique em “Acessar reembolsos”.
3. Nesta tela é possível ver os reembolsos pedidos nos últimos 45 dias para fazer um novo pedido basta clicar no botão “pedir reembolso”.
4. Selecione "despesas no boleto de condomínio" e aperte "Continuar" e depois "Continuar" novamente;
5. Digite o nome da despesa do boleto de condomínio na barra de buscas, ou busque dentro dos tipos de despesa que aparecem na mesma tela. Em seguida, clique no botão “Pedir reembolso dessa despesa”.
6. Faça upload do boleto de condomínio e do respectivo comprovante de pagamento. Para isso, clique no campo "Adicionar boleto de condomínio" e depois "Adicionar comprovante de pagamento". Certifique-se que as imagens enviadas estejam com todos os valores legíveis. Apertar "Próximo".
7. Lembre-se de inserir a data de vencimento do boleto de condomínio e também a senha para abertura do arquivo do boleto, caso ela exista. Aperte "Próximo".
8. Insira o valor da despesa e também a frequência com a qual ela virá no condomínio (única, parcelada ou recorrente). Aperte "Próximo".

E se tiver uma despesa que aparece todos os meses?
Se o valor for parcelado ou recorrente, os reembolsos dos meses seguintes serão programados automaticamente, então não será necessário fazer um novo pedido todo mês.
Caso as despesas programadas sofram alguma mudança (como cancelamento ou alteração de valor), ou apareça uma nova despesa, será necessário um novo pedido de reembolso.
É importante que o inquilino confira se o reembolso que deseja pedir já está agendado para a próxima fatura, para evitar pedidos duplicados.
Datas de reembolso
Todos os pedidos passam por análise e para que o reembolso seja lançado já na próxima fatura é necessário fazer pedido até o dia 15 do mês de vencimento do boleto de condomínio.
Caso os pedidos sejam feitos após essa data, o valor será lançado na fatura do mês posterior. Exemplo: Pedidos feitos após o dia 15/10 serão lançados na fatura com vencimento em 7/12.
Você vai receber o resultado da análise do reembolso por e-mail, em até 5 dias úteis após a realização do pedido.
Pedidos referentes a cobranças anteriores podem ser realizados através do aplicativo/site, mas serão analisados caso a caso para programar os lançamentos nas próximas faturas.
Se você já solicitou o reembolso e ele foi negado, confira os principais motivos em: Por que meu reembolso de condomínio foi negado pelo QuintoAndar?