Há alguma despesa de responsabilidade do proprietário no seu boleto de condomínio? Veja aqui como solicitar o reembolso
No QuintoAndar, o inquilino é responsável por pagar o aluguel e o boleto de condomínio, e esse pagamento é feito apenas a partir do segundo mês de locação. Sabemos que no boleto de condomínio podem aparecer despesas de responsabilidade do proprietário. Quando isso acontecer, é só pedir o reembolso pelo aplicativo/site.
Mas, antes de solicitar um reembolso, algumas perguntas devem ser feitas:
E se uma despesa aparece todos os meses?
Se o valor da despesa for parcelado (ou o que chamamos de recorrentes), os reembolsos seguintes serão programados automaticamente, então NÃO será necessário fazer um novo pedido todo mês.
É importante que a pessoa inquilina confira se o reembolso que deseja pedir já está agendado para a próxima fatura, para evitar solicitações duplicadas.
Caso as despesas programadas sofram alguma mudança (como cancelamento ou alteração de valor), ou apareça uma nova despesa, será necessário fazer um novo pedido de reembolso.
Quando vou receber meu reembolso?
Todos os pedidos passam por uma análise e, para que o reembolso seja lançado já na próxima fatura, é necessário fazer o pedido até o dia 15 do mês de vencimento do boleto de condomínio.
Caso os pedidos sejam feitos após essa data, o valor será lançado na fatura do mês posterior.
Exemplo: Pedidos feitos até o dia 15/10 serão lançados na fatura com vencimento em 7/11. Pedidos feitos após o dia 15/10 serão lançados na fatura com vencimento em 7/12.
Você vai receber o resultado da análise do reembolso por e-mail, em até 2 dias úteis após a realização do pedido.
E se houver cobranças de despesas anteriores?
Solicitações referentes a cobranças anteriores podem ser realizadas através do aplicativo ou site, mas serão analisadas caso a caso para programar os lançamentos nas próximas faturas.
Como fazer o pedido?
1. Acesse a área "Contrato e Boletos", em seu aplicativo ou site e em seguida clique em “Ver aluguel”;
2. No campo de Reembolsos, clique em “Acessar reembolsos”. Clique no botão “Pedir reembolso”;
3. Selecione "Despesas no boleto de condomínio", clique em "Continuar" e depois em "Continuar" novamente;
4. Digite o nome da despesa do boleto de condomínio na barra de buscas, ou busque dentro dos tipos de despesa que aparecem na mesma tela. Em seguida, clique no botão “Pedir reembolso dessa despesa”;
5. Faça upload do boleto de condomínio e do respectivo comprovante de pagamento. Para isso, clique no campo "Adicionar boleto de condomínio" e depois "Adicionar comprovante de pagamento".
6. Certifique-se que as imagens enviadas estejam com todos os valores legíveis antes de apertar "Próximo".
7. Lembre-se de inserir a data de vencimento do boleto de condomínio e também a senha para abertura do arquivo do boleto, caso ela exista. Aperte "Próximo".
8. Insira o valor da despesa e também a frequência com a qual ela virá no condomínio (única, parcelada ou recorrente). Lembre-se que despesas recorrentes, ou seja, que aparecem em todas as cotas condominiais, devem ser solicitadas como recorrentes. Depois, aperte "Próximo".
Agora que já sabe como solicitar seu reembolso, caso você tenha recebido um retorno negativo pode ser que tenha pedido o reembolso de uma despesa que é responsabilidade de pessoas inquilinas, como algo incorreto como: contas de consumo, encargos trabalhistas, notas fiscais de obras, etc.
Confira os principais motivos de recusa em: Por que meu reembolso de condomínio foi negado pelo QuintoAndar?