Há alguma despesa de responsabilidade do proprietário no seu boleto de condomínio? Veja aqui como solicitar o reembolso
No QuintoAndar, o inquilino é responsável por pagar o aluguel e o condomínio, e sabemos que no boleto de condomínio podem aparecer despesas de responsabilidade do proprietário. Quando isso acontecer, é só pedir o reembolso pelo aplicativo/site seguindo o passo a passo:
1. Acesse a área "Contrato e Boletos", em seu aplicativo ou site e em seguida clique em “Ver aluguel”;
2. No campo de Reembolsos, clique em “Acessar reembolsos”. Clique no botão “Pedir reembolso”;
3. Selecione "Despesas no boleto de condomínio", clique em "Continuar" e depois em "Continuar" novamente;
4. Digite o nome da despesa do boleto de condomínio na barra de buscas, ou busque dentro dos tipos de despesa que aparecem na mesma tela. Em seguida, clique no botão “Pedir reembolso dessa despesa”;
5. Faça upload do boleto de condomínio e do respectivo comprovante de pagamento. Para isso, clique no campo "Adicionar boleto de condomínio" e depois "Adicionar comprovante de pagamento".
6. Certifique-se que as imagens enviadas estejam com todos os valores legíveis antes de apertar "Próximo".
7. Lembre-se de inserir a data de vencimento do boleto de condomínio e também a senha para abertura do arquivo do boleto, caso ela exista. Aperte "Próximo".
8. Insira o valor da despesa e também a frequência com a qual ela virá no condomínio (única, parcelada ou recorrente). Lembre-se que despesas recorrentes, ou seja, que aparecem em todas as cotas condominiais, devem ser solicitadas como recorrentes. Depois, aperte "Próximo".
9. Se houver mais de uma despesa a ser reembolsada, selecione "Adicionar nova despesa” e repita os passos anteriores para cada uma delas.
10. Ao finalizar o preenchimento do formulário com todas as despesas, selecione "Enviar pedido de reembolso" para concluir o envio da solicitação para análise e iniciar o processo de reembolso.
Agora, algumas informações adicionais sobre o pedido de reembolso:
O que fazer com despesas que aparecem todos os meses?
Se o valor da despesa for recorrente, os reembolsos seguintes serão programados automaticamente, então NÃO será necessário fazer um novo pedido todo mês.
É importante que a pessoa inquilina confira se o reembolso que deseja pedir já está agendado para a próxima fatura, para evitar solicitações duplicadas.
Caso as despesas programadas sofram alguma mudança (como cancelamento ou alteração de valor), ou apareça uma nova despesa, será necessário fazer um novo pedido de reembolso.
Quando vou receber o pagamento do reembolso?
Todos os pedidos passam por uma análise. Para que o valor do reembolso seja lançado já na próxima fatura de aluguel, é necessário que o pedido de reembolso seja enviado até o dia 15 do mês do vencimento do boleto de condomínio.
Caso os pedidos sejam feitos após essa data, o valor será lançado na fatura do mês posterior.
Exemplo: Pedidos feitos até o dia 15/10 serão lançados na fatura com vencimento em 7/11. Pedidos feitos após o dia 15/10 serão lançados na fatura com vencimento em 7/12.
Você vai receber o resultado da análise do reembolso por e-mail, em até 2 dias úteis após a realização do pedido.
E se houver cobranças de despesas anteriores?
Solicitações referentes a cobranças anteriores podem ser realizadas através do aplicativo ou site, mas serão analisadas caso a caso para programar os lançamentos nas próximas faturas.