Entenda como o inquilino pode solicitar reembolso de despesas condominiais.
Quando a locação é administrada pelo QuintoAndar, o inquilino é responsável pelo pagamento do aluguel e o boleto de condomínio. O pagamento do condomínio deve ser feito a partir do segundo mês de locação e diretamente para a administradora condominial. Se no boleto do condomínio aparecerem despesas de responsabilidade do proprietário, o inquilino pode pedir o reembolso pelo aplicativo QuintoAndar seguindo os passos abaixo:
- No aplicativo QuintoAndar, vá até a opção "Meu lar" do menu;
- Clique em "Solicitar reembolso";
- Clique em "Pedir reembolso";
- Selecione a opção "Despesa no boleto de condomínio" e em "Continuar";
- Busque o nome da despesa no campo de busca e clique em "Pedir reembolso desta despesa";
- Preencha as informações solicitadas, incluindo uma imagem em anexo do boleto do condomínio que comprove a despesa a ser reembolsada;
- Revise o "Resumo da despesa" que aparecerá ao final da operação e clique em "Enviar pedido de reembolso".
Caso a despesa selecionada não seja reembolsável ao inquilino, aparecerá uma mensagem de alerta seguida do motivo da recusa. Confira aqui os principais motivos pelos quais o reembolso pode ser negado.
Prazos para o reembolso
Todos os pedidos de reembolso são analisados e, para que o reembolso seja incluído na próxima fatura, o pedido deve ser feito até o dia 15 do mês de vencimento do boleto de condomínio. Se o pedido for feito após essa data, o valor será incluído na fatura do mês seguinte.
O resultado da análise será enviado por e-mail em até 2 dias úteis após o pedido.
E se tiver uma despesa que aparece todos os meses?
Caso a mesma despesa apareça parcelada ou de forma recorrente no boleto do condomínio, os reembolsos dos meses seguintes serão programados automaticamente pelo QuintoAndar, então não será necessário fazer uma nova solicitação de reembolso todos os meses.
Caso as despesas programadas sofram alguma mudança, como cancelamento ou alteração de valor, ou apareça uma nova despesa, o inquilino precisará fazer um novo pedido de reembolso. Para evitar pedidos duplicados, confira se o reembolso que deseja pedir já está agendado para a próxima fatura.
E se houver cobranças de despesas anteriores ao contrato?
O inquilino também pode solicitar reembolso de despesas anteriores a data do seu contrato, mas estas despesas retroativas também serão analisadas e, caso seja aceita, serão programadas para lançamentos nas próximas faturas.