Saiba mais sobre a vistoria ao final da locação
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
A vistoria é realizada quando o imóvel está desocupado, após a entrega das chaves pelo inquilino. Caso o imóvel tenha portaria, o proprietário precisa verificar se a entrada do vistoriador parceiro está liberada.
Orientamos que o proprietário não deve ter acesso ao imóvel para que seja seguro a veracidade das informações registradas pelo vistoriador.
A visita é feita em horário comercial e o vistoriador não precisa ser acompanhado, pois após a confirmação do agendamento e recebimento das chaves, o vistoriador visita o local e produz o laudo da vistoria de saída, que será encaminhado ao proprietário, via e-mail, em até 48 horas úteis da realização.
É importante que o proprietário confira o recebimento (inclusive na caixa de spam/lixo eletrônico), pois terá o prazo de 5 dias úteis para realizar a análise e registrar os apontamentos que considera devidos.
Importante: o vistoriador não realiza testes elétricos, hidráulicos, de eletrônicos e não é responsável por registros que não sejam aparentes. Essa responsabilidade é do proprietário que precisa apontar no prazo estabelecido quaisquer divergências da vistoria de entrada.
Após os apontamentos registrados pelo proprietário, o QuintoAndar fará a análise e irá concluir se há reparos devidos aos inquilinos, encaminhando o e-mail com tais informações.
Se não houver reparos, as partes receberão um e-mail confirmando a finalização da rescisão. E a publicação do imóvel estará liberada para visita.
Se houver reparos, comunicaremos ao inquilino que poderá optar pela execução dos reparos ao imóvel ou negociar o pagamento das avarias ao proprietário. Nessa etapa, se houver impedimento do proprietário para o comparecimento do inquilino, o imóvel perde o direito de reparação, visto que há prazo para reparação estabelecido pela Lei do Inquilinato.
O prazo para execução da reparação ou negociação são de 7 dias corridos e vencendo o prazo, a Proteção QuintoAndar poderá ser acionada:
1 - Caso as partes não estejam de acordo com a solução final;
2 - Caso o inquilino não cumpra o prazo informado para execução ou pagamento;
Acionada a Proteção QuintoAndar, serão feitos orçamentos e cada parte se envolve de uma maneira:
O proprietário: escolhe pela execução do prestador ou o recebimento do valor orçado. Vamos acompanhar até a finalização da entrega do imóvel para que seja liberado para uma nova locação.
O inquilino: faz o pagamento do orçamento de menor valor + 40% de multa e tem o contrato finalizado.