Preparamos algumas informações para você não ter dúvidas sobre os seus repasses.
As informações deste artigo são válidas para locações administradas pelo QuintoAndar. Para saber mais sobre os pagamentos na locação sem administração, acesse esta página.
Quando eu recebo?
Os repasses acontecem a partir do segundo mês de contrato, sempre na data combinada. Você acompanha tudo sobre seus recebimentos e descontos na área Alugados no seu aplicativo e por e-mail.
Para acessar o demonstrativo, siga o passo a passo abaixo:
Clique na aba "Para proprietários" e depois clique em repasse:
Depois clique em ver detalhes, no mês em que você deseja visualizar o demonstrativo de repasse.
O que eu recebo?
O seu repasse contém o valor de aluguel e da parcela de IPTU do mês anterior.
O valor do aluguel do primeiro e do último mês são proporcionais ao período em que o inquilino viver no imóvel. O IPTU é pago por você e cobrado do inquilino em 12 parcelas.
No primeiro repasse, você receberá o reembolso pelas despesas condominiais do primeiro mês de contrato, pagas por você e proporcionais ao tempo em que o inquilino viveu neste período.
Taxa de Corretagem
A taxa de corretagem equivale ao valor de um aluguel completo e começa a ser descontada no primeiro repasse. Ela é a comissão devida pelo proprietário ao QuintoAndar e ao Corretor Associado pelo conjunto de serviços prestados para formalização do Contrato de Locação.
Taxa de Administração
É a taxa referente ao conjunto de serviços prestados pelo QuintoAndar para quem aluga um imóvel durante a vigência do Contrato de Locação, incluindo a garantia do depósito do seu aluguel, no dia combinado e a mediação entre você e o seu inquilino ao longo do contrato. O valor da Taxa está previsto no Contrato de Intermediação e Administração da Locação, assinado entre o proprietário e o QuintoAndar, e é cobrada mensalmente.
Despesas do condomínio
Você paga apenas o boleto que vence no primeiro mês de contrato e é reembolsado logo no primeiro repasse. Os demais, são de responsabilidade do inquilino. Esses boletos pagos pelo inquilino podem conter despesas extraordinárias, como fundo de obras e reformas estruturais do condomínio, que são de sua responsabilidade. Nesses casos, o QuintoAndar desconta o valor das despesas extraordinárias do seu repasse, e reembolsa o inquilino no mês seguinte ao da cobrança.
E se o inquilino não pagar?
Aluguel
Nós asseguramos o repasse do seu aluguel em dia, mesmo se o inquilino atrasar ou não pagar.
Condomínio
Em caso de inadimplência por parte do inquilino, o proprietário deve nos notificar sobre a pendência através do site ou aplicativo - as instruções para fazer solicitação estão detalhadas aqui. A partir da notificação de inadimplência, o QuintoAndar se responsabilizará imediatamente pelo pagamento do boleto e informaremos quando ele for realizado ou se houve algum problema.
Algumas dicas
Tempo de confirmação
O seu repasse pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido em caso de depósito em poupança.
Sua nota fiscal
Você pode consultar suas notas fiscais mensalmente pelo site Nota do Milhão, da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A emissão das notas fiscais é feita até ao último dia útil do repasse.
Exemplo: Para o repasse de 12/07/2021, a emissão será até 30/07/2021 (último dia útil do mês de Julho).
Importante: A partir de Maio/2024, as notas fiscais são emitidas exclusivamente para cliente Pessoa Jurídica sobre a taxa de administração. Adicionalmente, inquilino Pessoa Jurídica também recebem notas fiscais referentes à taxa de serviço, a partir de Junho/2024.
Para a taxa de a taxa de corretagem, a nota fiscal permanece sendo gerada para todos os clientes.
Para clientes Pessoa Física referente a taxa de administração e taxa de serviço, o Regime Especial será informado dentro do demonstrativo ou fatura, conforme o artigo.
Não emitimos notas fiscais referentes a parte da taxa de corretagem que é destinada aos corretores parceiros. Quando solicitado, intermediamos a emissão da nota fiscal com o corretor para que seja disponibilizada a você.