Preparamos algumas informações para você não ter dúvidas na hora de pagar o seu aluguel
Nas locações em que não há administração do QuintoAndar, você pode consultar as informações sobre pagamentos em: Como funcionam os pagamentos na locação direto com o proprietário?
Para locações administradas pelo QuintoAndar, confira as informações a seguir:
Quando eu pago?
A fatura fica disponível a cada mês para você na área "Meu Lar" no seu aplicativo e também é enviada por e-mail.
O vencimento da primeira fatura pode variar de acordo com a data de início do contrato. As demais sempre vencem nos dias 7 de cada mês e são enviadas até 5 dias antes do vencimento.
Boleto condomínio
O primeiro condomínio vem na fatura de aluguel do QuintoAndar. A partir do segundo mês, você faz o pagamento diretamente para a administradora do seu condomínio. A administradora envia o boleto pra você por e-mail, Correios ou de acordo com as próprias regras. O inquilino precisa solicitar o recebimento do boleto. Caso precise, os contatos da administradora estarão disponíveis no seu aplicativo:
1. Acesse o menu principal e clique na opção "Meu Lar";
2. Localize o imóvel e clique em "Ver aluguel"
3. Na próxima tela você vai encontrar as informações de contato do condomínio.
O que eu pago?
A fatura de aluguel do QuintoAndar contém:
Despesas
Aluguel
É referente ao mês atual. Ou seja, você paga pelos dias em que vai morar no imóvel, (sistema conhecido como pagamento antecipado conforme o art. 42 da Lei do Inquilinato). Exemplo: O aluguel de janeiro vence sempre no dia 7 de janeiro.
Mas atenção! Nos contratos da categoria “Nova Garantia”, onde o inquilino paga o Seguro Fiança, o pagamento do aluguel é em relação ao mês anterior. Por exemplo: em 07/08, o inquilino pagará o valor referente ao aluguel de Julho e assim por diante.
Seguro-incêndio
Você é responsável pelo pagamento mensal do prêmio do seguro contra incêndio residencial. O seguro inclui a proteção básica contra incêndio, queda de raio e explosão. Saiba mais sobre o seguro-incêndio.
IPTU
É pago pelo proprietário junto a prefeitura e a cobrança é reembolsada por você em 12 parcelas mensais.
Taxa de serviço
O valor mensal varia de acordo com o aluguel do imóvel e corresponde a uma taxa pelos serviços digitais oferecidos ao Inquilino, inclusive com a manutenção da nossa plataforma e operação. A taxa de serviço se destina à remuneração do QuintoAndar enquanto prestador de serviços digitais ao Inquilino e não se confunde com a taxa de administração imobiliária, paga pelo Proprietário. Saiba mais sobre a taxa de serviço.
Reembolsos
Despesas de condomínio
A sua fatura do QuintoAndar poderá vir com o reembolso de despesas condominiais do proprietário previstas no começo do contrato. Se esses valores variarem ou novas despesas de responsabilidade do proprietário forem lançadas no seu condomínio, você deve enviar uma foto do boleto e do comprovante de pagamento para nós. Após análise, atualizaremos o valor reembolsado para você. Saiba mais sobre despesas de condomínio.
Acordos e descontos
Caso você tenha negociado algum acordo ou desconto com o proprietário, ele é lançado em sua fatura na forma de reembolso. Saiba como funciona o reembolso dos descontos acordados
Como eu pago?
Você encontra suas faturas no seu aplicativo:
1. Acesse o menu principal e clique na opção "Contrato e boletos";
2. Localize o imóvel e clique em "Ver aluguel";
3. Na próxima tela, na seção "Aluguel", você pode escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito).
A fatura também é enviada por e-mail pelo menos 5 dias antes do vencimento.
Dê preferência ao aplicativo para visualizar faturas anteriores e futuras, e negociar as vencidas, se houver.
Algumas dicas:
Tempo de confirmação
Após o pagamento, basta aguardar. A confirmação pode levar até 3 dias úteis.
Feriados ou finais de semana
Se o vencimento cair em finais de semana ou feriados, você poderá pagar sua fatura no próximo dia útil.
Importante: fique atento também ao expediente bancário da instituição que escolher para efetuar o pagamento do boleto de aluguel. Caso ele seja realizado após o horário determinado pelo banco, o repasse do valor será feito ao QuintoAndar apenas no dia útil seguinte, gerando atraso.
E se eu atrasar?
Em caso de atraso no pagamento, basta clicar aqui e emitir uma segunda via com os valores e vencimento atualizados.
Contas de consumo
Fique atento às contas de consumo: água, luz, gás encanado, etc. Em alguns prédios, estes gastos estarão no condomínio, em outros casos, estes serviços são cobrados individualmente. Saiba mais sobre contas de consumo.