A pintura de cada cômodo é avaliada pelo vistoriador através de uma lista de condições e registro de fotos para identificar eventuais problemas. Na devolução do imóvel, o inquilino não é obrigado a pintar todos os cômodos, apenas quando houver diferença do está registrado na vistoria de entrada. Os reparos de pintura serão avaliados segundo os itens a seguir:
Falhas no acabamento
Presença de falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso, que não foi lixada. Falhas na cor da parede, como furos tapados com uma cor diferente ou paredes desbotadas. Também podem ser falhas na realização da pintura, quando é possível identificar trechos mais claros e outros mais escuros, marcas de rolo de pintura e tinta escorrida.
Sinais de uso
Presença de marcas, manchas, riscos, sujidades. Geralmente são causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante. Também são comuns quando há uso frequente do local, como marcas próximas à maçaneta da porta ou marcas de calçado na parede da escrivaninha.
Furos/Avarias
Presença de furos, inclusive com pregos ou ganchos dentro, usados para pendurar quadros, prateleiras, entre outros. Também pode indicar a presença de trechos quebrados ou lascados.
Fissuras
Presença de fendas na parede ou teto, sejam elas fissuras, trincas ou rachaduras.
Bolhas/descascados/sinais de umidade
Presença de bolhas ou descascados, além de outros sinais que podem indicar umidade no local, como mofo e infiltrações.