Saiba mais sobre a vistoria no início da locação
A análise da vistoria de entrada é uma etapa muito importante do seu aluguel. Nas locações administradas pelo QuintoAndar, quando o contrato for encerrado, vamos verificar na vistoria de saída se o imóvel está nas mesmas condições entregues na entrada. Caso existam diferenças, vamos solicitar os ajustes necessários para que o inquilino possa devolver o imóvel conforme recebido.
Reunimos nos links abaixo algumas dicas para te ajudar a concluir esta etapa.
Como devo preparar meu imóvel para a vistoria?
Deixe o imóvel pronto para o início da locação até o dia da vistoria: limpo e livre de objetos pessoais ou que não farão parte da locação. Se você acordou com o inquilino alguma modificação no imóvel, procure finalizá-la até o dia da vistoria, de forma que não existam diferenças entre o laudo e as condições de entrega do imóvel.
Entenda o papel do proprietário no processo de vistoria
O que é verificado na vistoria do QuintoAndar?
Ela contempla o estado aparente do imóvel e de seus itens, bem como, a partir de 01/10/2022, a existência e funcionamento de água, luz, gás no imóvel e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro, iluminação, etc.. Lembrando que os testes que dependem de serviços de utilidade pública (água, luz, gás, por exemplo) só serão realizados caso os serviços estejam disponíveis no imóvel, bem como eventual item necessário para a apuração (por exemplo, para testar se o ponto de luz funciona, seria necessário tanto serviço de utilidade pública vigente e uma lâmpada).
A vistoria de condições aparentes abrange constatação de aspectos superficiais do imóvel e seus itens, enquanto a vistoria de funcionalidade abrange a realização e constatação de testes binários (ou seja, que são respondidos com sim ou não), apurando a existência e/ou funcionamento de hidráulicos, elétricos, instalação de gás, eletrodomésticos e mobília (testes mecânicos), quando existente. Não são testados o estado de conservação de equipamentos como geladeira, máquina de lavar, aquecedor, chuveiro, eletroportáteis e tomadas (durante a vistoria, só será verificado se referidos itens ligam ou não), já que seu estado de conservação só poderá ser validado com o uso (durante a vistoria, só será verificado se referidos itens ligam ou não).
Saiba mais sobre o que é registrado na vistoria
O que devo fazer ao receber o laudo da vistoria?
Verifique se o imóvel está nas mesmas condições registradas por nosso vistoriador e aponte qualquer divergência encontrada.
Por que alguns itens da vistoria não foram comentados pelo vistoriador?
Se um item estiver descrito 'Sem observações', significa que o vistoriador não encontrou detalhes que precisam ser registrados além das fotos. Caso contrário, constará 'Com observações'.
Você pode comentar em todos os itens e cômodos da vistoria durante pelo prazo de 5 dias corridos, disponível para análise. Após o prazo, o laudo final será gerado com os registros do vistoriador e, caso você e o inquilino tenham feito considerações, elas também estarão registradas como complemento aos apontamentos do vistoriador.
Entenda o que fazer quando você receber a vistoria
Boas práticas na hora de comentar
- Anexe fotos que ilustram seu comentário.
- Não é necessário repetir considerações já feitas pelo vistoriador.
- A vistoria é um documento que descreve as condições do imóvel. Apontamentos referentes a outros assuntos além das condições do imóvel e testes de funcionalidade serão analisados e poderão ser apagados. Nesses casos, entre em contato com a gente através do chat, e-mail ou telefone para agilizarmos seu atendimento.