Saiba mais sobre a vistoria no início da locação
A análise da vistoria de entrada é uma etapa muito importante do seu aluguel. Quando o contrato for encerrado, vamos verificar na vistoria de saída se o imóvel está nas mesmas condições entregues na entrada. Caso existam diferenças, vamos solicitar os ajustes necessários para que o inquilino possa devolver o imóvel conforme recebido.
Reunimos nos links abaixo algumas dicas para te ajudar a concluir esta etapa. :)
O que é coberto pela vistoria do QuintoAndar?
Ela contempla o estado as condições aparentes do imóvel e, a partir de 01/10/2022, a existência e funcionamento de água, luz e gás no imóvel e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro, iluminação, etc.
Sendo vistoriados os itens:
- Condições aparentes de pintura, paredes, pisos
- Funcionamento de portas, janelas, armários
- Fornecimento de água em torneiras, chuveiros
- Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
- Condições aparentes de acessórios, utensílios, decorações;
- Existência e condições aparentes de mobília;
- Teste se equipamentos como televisão/ar condicionado/geladeira ligam ou não (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento).
Entenda mais sobre o que é registrado na vistoria
Quando vou receber o laudo da vistoria?
No dia da vigência do seu contrato, você receberá o laudo por e-mail. Ele também ficará disponível no seu aplicativo.
O que devo fazer ao receber a vistoria?
Verifique se o imóvel está nas mesmas condições registradas por nosso vistoriador e aponte qualquer divergência encontrada. Recomendamos também que teste todas as instalações e equipamentos.
Saiba qual é o papel do inquilino no processo da vistoria
O que é importante observar no imóvel ao analisar a vistoria?
Verifique a voltagem das tomadas e teste todas elas. Teste também o funcionamento das instalações, eletrodomésticos e demais equipamentos, como interruptores, chuveiro, aquecedor, geladeira. Abra torneiras, registros, portas, janelas e persianas e confira seu funcionamento. Cheque se existem defeitos nos pisos, paredes e mobílias.
Veja mais dicas do que observar ao receber a vistoria
Quero acrescentar comentários na vistoria, como faço?
Você pode comentar em todos os itens e cômodos da vistoria durante o prazo disponível para análise. Após o prazo, o laudo final será gerado com os registros do vistoriador e, caso você e o inquilino tenham feito considerações, elas também estarão registradas como complemento aos apontamentos do vistoriador. Os comentários feitos por você na etapa de análise da vistoria farão parte do laudo final, documento que descreve as condições do imóvel no início ou fim da locação. Por isso, é bacana que você capriche na hora de acrescentar informações na vistoria!
Se um item estiver descrito 'Sem observações', significa que o vistoriador não encontrou detalhes que precisam ser registrados além das fotos. Assim, procure comentar apenas se você identificar um mau funcionamento ou defeito estético no item. Também não é preciso reforçar apontamentos já feitos pelo vistoriador.
Entenda o que fazer ao receber a vistoria
Passou o prazo do laudo de vistoria de entrada. Ainda consigo fazer comentários?
O prazo para comentários na vistoria é definido em contrato e não há como adicionar comentários no documento depois da data estabelecida, a não ser que haja acordo entre Proprietário e Inquilino. Nesse caso, a nossa sugestão é que os comentários adicionais sejam registrados pelo chat do aplicativo.
Anexe fotos que ilustram seu comentário
Sem a foto não conseguimos validar sua observação. Se você identificar um risco no piso, por exemplo, ou um furo no tecido do sofá, inclua fotos em que os defeitos sejam visíveis.
Utilize a vistoria apenas para registrar as condições do imóvel
Caso você precise falar com a gente para tirar uma dúvida ou passar um feedback, não é necessário comentar na vistoria. Apontamentos referentes a outros assuntos além das condições do imóvel serão analisados e poderão ser apagados. Nesses casos, entre em contato com a gente através do chat, e-mail ou telefone para agilizarmos seu atendimento.
O QuintoAndar vai fazer os reparos que eu apontei na minha vistoria de entrada?
O objetivo da vistoria de entrada é apenas registrar as condições aparentes do imóvel no momento da entrega. Ela não gera uma solicitação de execução em relação aos reparos para o QuintoAndar ou para o proprietário.
No entanto, se o inquilino identificar a necessidade da realização de algum reparo estrutural durante a Vistoria de Entrada, poderá abrir uma solicitação de reparo. Para isso, é necessário entrar em contato com o proprietário através do chat do aplicativo ou entrar em contato com a gente nos canais de atendimento.
Confira de quem é a responsabilidade sobre cada reparo
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.