Saiba mais sobre a vistoria no início da locação
A vistoria registra o estado de conservação aparente do imóvel. Alguns itens dependem do fornecimento de água, luz e gás e por isso só poderão ser testados efetivamente quando utilizados pelos moradores, no dia a dia. Por isso, é importante que você confira se algo está com funcionamento comprometido ou em estado diferente do relatado.
Veja nossa recomendação sobre quais etapas realizar durante sua vistoria:
1) Instalações hidráulicas
Certifique-se de que todos os registros e as torneiras funcionam corretamente. Veja também se existe algum vazamento nas mangueiras (flexíveis) e nos sifões do banheiro, área de serviço e cozinha. Teste duchas higiênicas e descargas. Nas pias, observe se existe alguma trinca por onde a água passa ou se estão bem fixadas.
2) Instalações elétricas
Após as verificações hidráulicas, veja se todos os disjuntores do quadro de força estão ligados. Feito isso, identifique qual a tensão das tomadas (voltagem) para então testar seu funcionamento ou conectar equipamentos à elas. No caso dos pontos de luz, certifique-se de que o problema não é apenas a lâmpada queimada.
3) Eletrodomésticos
Teste sua funcionalidade. Verifique se o ciclo completo de uma máquina de lavar, ou se a geladeira está refrigerando corretamente, por exemplo. Se existem equipamentos menores, como liquidificador, sanduicheira, entre outros, também é importante você testá-los.
4) Chuveiro
Em caso de chuveiro elétrico, verifique seu funcionamento. Se a água não estiver aquecendo, certifique-se de que o problema não é apenas a resistência queimada trocando por uma nova.
Se o imóvel tiver um aquecedor a gás, cheque se está funcionando.
5) Ar condicionado
Acione o equipamento, confirme se está resfriando o ar e se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle (se ele não funcionar, cheque se as pilhas estão carregadas).
6) Portas, janelas e persianas
Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma folha está solta. Cheque o estado dos vidros também. Note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam algum problema para um registro mais preciso.
7) Mobília
Teste o funcionamento das gavetas e portas de armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Sofás e colchões podem apresentar pequenas manchas ou furos que não foram identificados na vistoria, assim como os móveis podem apresentar marcas ou riscos.
Importante: apenas comentar no laudo de vistoria não gera uma solicitação de execução em relação aos reparos. Nas locações em que não há administração do QuintoAndar, caso verifique há necessidade de reparos, você deve entrar em contato com o proprietário diretamente. As informações de contato ficam disponíveis no contrato da locação. Para locações administradas pelo QuintoAndar, confira as informações disponíveis em: O imóvel que aluguei com o QuintoAndar precisa de reparos, o que devo fazer?