Saiba mais sobre a vistoria no início da locação
As vistorias (de entrada e saída) registram as condições aparentes do imóvel e, a partir de 01/10/2022, a existência e funcionamento de água, luz e gás no imóvel e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro, iluminação, etc.
Dentre os itens a serem vistoriados
- Condições aparentes de pintura, paredes, pisos
- Funcionamento de portas, janelas, armários
- Fornecimento de água em torneiras, chuveiros
- Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
- Condições aparentes de acessórios, utensílios, decorações;
- Existência e condições aparentes de mobília;
- Teste se equipamentos como televisão/ar condicionado/geladeira ligam ou não (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento).
Vale ressaltar que a vistoria de condições aparentes abrange constatação de aspectos superficiais do imóvel e seus itens, enquanto a vistoria de funcionalidade abrange a realização e constatação de testes binários (ou seja, que são respondidos com sim ou não), apurando a existência e/ou funcionamento de hidráulicos, elétricos, instalação de gás, eletrodomésticos e mobília (testes mecânicos), quando existente.
Exclusões
Lembrando que os testes que dependem de serviços de utilidade pública (água, luz, gás, por exemplo) só serão realizados caso os serviços estejam disponíveis no imóvel, bem como eventual item necessário para a apuração (por exemplo, para testar se o ponto luz funciona, seria necessário tanto serviço de utilidade pública vigente e uma lâmpada). Caso contrário, o laudo de vistoria registrará a impossibilidade de realização do teste.
Não testamos o estado de conservação de equipamentos como geladeira, máquina de lavar, aquecedor, eletroportáteis, entre outros, já que seu estado de conservação só poderá ser verificado com o uso (durante a vistoria, só será verificado se os itens ligam ou não). Por isso, durante a vistoria de entrada é responsabilidade do inquilino testá-los e, na vistoria de saída, do proprietário. Se você encontrar algum problema nos equipamentos, registre-o na vistoria durante o prazo para análise.