Entenda como funcionam os pagamentos no início da locação
Contratos sem Garantia Locatícia:
Para contratos iniciados até o dia 20 do mês, a primeira fatura é enviada por e-mail no primeiro dia de vigência do contrato, com o vencimento do boleto programado para 5 dias após o início da locação. Na fatura, estará incluso uma parcela proporcional do aluguel, condomínio, IPTU e taxa de serviço até o final do mês, além do seguro contra incêndio que é cobrado integralmente, cobrindo os 30 dias subsequentes. Abaixo, o que será cobrado referente ao mês de entrada:
-
Valor proporcional do aluguel de acordo com a data de vigência do contrato;
-
Valor proporcional do IPTU;
-
Valor proporcional de aluguel, IPTU, despesas condominiais, seguro contra incêndio e taxa de serviço do mês de entrada. Para calcular o valor proporcional, é só dividir o valor total do pacote (incluindo aluguel, IPTU, condomínio, seguro incêndio e taxa de serviço) por 30, ou seja, o total de dias em um mês, e multiplicar o resultado pelo número de dias que o inquilino residiu no imóvel.
-
Valor completo do aluguel, IPTU, seguro contra incêndio e taxa de serviço do segundo mês.
A partir do segundo mês, independente da data de início do contrato, o boleto vai vencer todo dia 7 e a fatura será enviada com pelo menos 5 dias de antecedência ao vencimento. Quando o dia 7 cair em um feriado ou fim de semana, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. Orientamos que confira horário limite do seu banco para evitar atrasos e cobranças de multas e juros.
Para saber mais sobre este modelo, acesse o artigo: Como funcionam os pagamentos na locação direto com o proprietário?
Contratos com Garantia Locatícia:
No modelo de contrato com Garantia Locatícia, o inquilino mora primeiro e paga depois. Funciona assim: o primeiro boleto terá o dia 7 do mês seguinte ao de entrada no imóvel como data de vencimento. Por exemplo, se você entrar em 15 de maio, essa data vai ser dia 7 de junho.
As faturas serão enviadas com pelo menos 5 dias de antecedência ao vencimento, independente da data de vigência. As despesas cobradas na fatura serão proporcionais ao período vivido no imóvel no primeiro mês e o seguro contra incêndio, cobrado integralmente, cobrindo os 30 dias subsequentes.
Como fica o pagamento do carnê de IPTU?
A responsabilidade pelo pagamento do carnê IPTU continua sendo do proprietário durante toda a locação. O valor total do imposto é apenas repassado ao inquilino, que faz o pagamento em 12 vezes, e o QuintoAndar reembolsa o proprietário.
Como fica o pagamento do condomínio?
Apenas no primeiro mês, o condomínio vem no boleto junto com o aluguel. Do segundo mês em diante, o inquilino faz o pagamento diretamente à administradora ou síndico.
É importante observar que o condomínio é pago de acordo com a data de vencimento do boleto, e não com a referência do mês. Por exemplo, no mês de abril, o boleto com vencimento neste mesmo mês será pago, mesmo que se refira a despesas do mês anterior.
Como consultar a fatura de aluguel?
Basta acessar a área "Meu Lar" do aplicativo e verificar a seção de "Pagamentos".