Dúvidas sobre reparos? Nós te ajudamos!
Durante a locação, o papel dos moradores é cuidar do imóvel como se fosse seu, zelando pela estrutura, equipamentos e demais itens que lá se encontram.
Sabemos que os imóveis podem apresentar problemas das mais diversas naturezas e, como a Lei do Inquilinato que rege os contratos de locação é bastante ampla quanto à responsabilidade dessas manutenções, o QuintoAndar definiu algumas diretrizes para auxiliar na atribuição de reparos e benfeitorias nos imóveis, buscando o equilíbrio na relação entre as duas partes.
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
Veja abaixo algumas dessas definições e como agir:
Reparos simples ou normais
São aqueles reparos que não comprometem a moradia. Ex.: torneira pingando, tomada sem funcionamento, armário desalinhado, baixa vazão de água no ralo do box.
Nossa recomendação é que o inquilino entre em contato diretamente com o proprietário através do chat disponibilizado na área Contrato e Boletos, do aplicativo ou site. Caso tenha algum prestador de confiança, o proprietário já pode passar o contato para o agendamento do reparo.
Caso tenha alguma dificuldade nessa comunicação com o proprietário, o inquilino também pode realizar o pedido do reparo através do aplicativo para que nossa equipe avalie o caso e passe as orientações necessárias, além de deixar o proprietário ciente do ocorrido.
Reparos urgentes
São aqueles reparos que afetam a usabilidade do imóvel, mas não o tornam inabitável. Geralmente tem a possibilidade de medidas paliativas para minimizar os danos e evitar o agravamento da situação. Ex.: comprometimento do único chuveiro ou vaso sanitário, todas as torneiras sem funcionamento, janela com risco de queda.
Recomendamos que o inquilino entre em contato com a gente realizando sua solicitação através do aplicativo, contando sobre o problema em detalhes e anexando fotos/vídeos. Vamos avaliar a gravidade do caso, se a resolução pode ser postergada até a normalização dos serviços e se existe alguma solução paliativa.
Reparos emergenciais
São aqueles reparos que impedem a moradia e/ou colocam em risco o imóvel e seus moradores, sendo necessário para conter maiores danos. Nesses casos não é possível realizar medidas paliativas para minimizar os danos. Ex.: curto circuito e pane do sistema elétrico, vazamento de gás que não cessa ao fechar o registro.
Recomendamos que o inquilino entre em contato nos nossos canais de atendimento (chat ou telefone), contando sobre o problema em detalhes e anexando fotos/vídeos. Vamos entrar em contato com o proprietário em seguida para que ele encaminhe um profissional de sua confiança até o local. Se isso não for possível, nós enviaremos um de nossos prestadores parceiros.
Benfeitorias são alterações no imóvel que podem ser negociadas entre proprietário e inquilino.
Benfeitorias voluptuárias: alterações estéticas ou que tornem o imóvel mais confortável. Exemplo: alteração de cozinha fechada para tipo americana.
Benfeitorias úteis: que aumentem o imóvel, facilitem seu uso ou o torne mais seguro. Exemplos: colocar box no banheiro ou rede de proteção em janelas.
Benfeitorias necessárias: manutenções ou obras de conservação. Exemplo: benfeitoria no aquecedor para aumentar a vazão de água no banho.
Desgaste natural de uso: são aqueles que surgem ao longo do uso cotidiano, com o tempo de locação, relacionados à durabilidade e qualidade dos materiais. Não decorrentes de falta de manutenção ou uso impróprio.
Desgastes de uso indevido: são aqueles decorrentes do uso e manuseio incorreto que causam danos aparentes ou profundos nos componentes do imóvel, afetando sua funcionalidade. Itens sem a correta manutenção, e cujo uso excede ao normal.
Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?
A política de responsabilidades de reparos varia de acordo com cada período da locação. Veja abaixo mais informações:
Reparos no início da locação (primeiros 40 dias)
E se a origem do problema não é no meu imóvel?
Nossa recomendação nesses casos é que tanto o proprietário, quanto o inquilino entrem em contato com os responsáveis pelo imóvel vizinho, com síndico ou com a administradora do condomínio para que a os reparos sejam realizados. Como administradora da locação, o QuintoAndar vai prestar todo o suporte para facilitar o contato entre proprietário e inquilino, porém não temos autonomia para cobrar a execução dos reparos de responsabilidade de terceiros.
Na nossa página quin.to/reparo, você encontra nossas recomendações sobre os cuidados com o imóvel alugado, mais informações sobre as responsabilidades de cada parte e acesso ao nosso Clube de Benefícios. Temos empresas especializadas em manutenção para que tenha tranquilidade na contratação de serviços de reparos ou melhorias para o seu imóvel.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente.