Saiba mais sobre a vistoria ao final da locação
Atenção: essas condições são válidas apenas para locações administradas pelo QuintoAndar.
A vistoria é agendada para o último dia de vigência do contrato de locação, ela acontece durante o horário comercial e não requer acompanhamento Por isso, é importante que o imóvel esteja vazio e desocupado para a realização da vistoria.
Após a confirmação do agendamento e a entrega das chaves, um vistoriador especializado visitará o imóvel para realizar a inspeção de saída. O laudo passa por uma análise interna, sendo disponibilizada para revisão do proprietário entre 2 a 10 dias após a vistoria. O proprietário tem 5 dias corridos para revisar.
O imóvel deve ser entregue pelo inquilino nas mesmas condições em que estava na vistoria de entrada, para isso é importante conferir as condições do imóvel como descrito no laudo da vistoria de entrada antes de deixar o imóvel, para identificar possíveis problemas. Se for necessário fazer reparos, reforçamos que eles precisam acontecer antes da saída do imóvel.
Para que a vistoria de saída aconteça com sucesso, é necessário especificar com precisão onde estarão as chaves e demais itens de acesso e também que o fornecimento de água, luz e gás estejam ativos e ligados. Caso a chave não esteja disponível ou os fornecimentos sejam desligados antes da vistoria, ela não poderá ser realizada e poderá ocorrer a cobrança do aluguel proporcional sobre os dias excedentes até que ela seja feita.
Na vistoria, serão registradas as condições aparentes do imóvel, incluindo pintura, paredes, pisos, limpeza, funcionamento de portas, janelas e armários, verificado também o fornecimento e funcionamento de água, luz e gás, além da presença de itens básicos como torneiras, chuveiros, iluminação, etc. Os itens contemplados na vistoria incluem:
- Condições aparentes de pintura, paredes, pisos
- Condições aparentes da limpeza do imóvel
- Funcionamento de portas, janelas, armários
- Fornecimento de água em torneiras, chuveiros
- Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
- Condições aparentes de acessórios, utensílios, decorações;
- Existência e condições aparentes de mobília;
- Teste se equipamentos como televisão/ar condicionado/geladeira ligam ou não (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento).
Além disso, é crucial que o inquilino deixe em um local de fácil visualização, dentro do imóvel, todos os itens de acesso adicionais recebidos no início da locação, como controles, tags e chaves extras.
Caso haja reparos identificados na vistoria de saída, e as partes envolvidas no contrato, não entrarem em um acordo financeiro, a Proteção será acionada.
Nesse momento, serão colhidos orçamentos, e selecionaremos o de menor valor para repassar à parte proprietária, para mais detalhes sobre a proteção, clique aqui.
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